Filtrar


Questões por página:
Ainda sobre o caso clínico da questão anterior, assinale a alternativa que apresenta corretamente a fração inspirada aproximada de oxigênio que está sendo ofertada ao paciente (em %).
Paciente do sexo masculino procura atendimento fisioterapêutico domiciliar para tratamento de DPOC do tipo enfisema pulmonar. Ele não pode se locomover até a clínica, pois faz utilização de oxigenoterapia domiciliar contínua (2 l/min de fluxo de oxigênio via cânula de O2). Ao avaliar o paciente, o fisioterapeuta detecta: AP: MV+, diminuído globalmente, sem ruídos adventícios, SpO2 de 88%, FR de 23 irpm, FC de 105 bpm e PA de 120/80 mmHg. Expansibilidade diminuída e percussão timpânica. Sobre esse caso clínico, assinale a alternativa correta.
Sobre a oxigenoterapia, assinale a alternativa correta.
A oximetria de pulso permite realizar a monitorização não invasiva da saturação de sangue. Apesar de sua praticidade, baixo custo e facilidade de manuseio, apresenta algumas limitações técnicas. A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os fatores que prejudicam a leitura da oximetria a seu efeito causador.

COLUNA I
1. Deslocamento do sensor 2. Fotodetector não capta os feixes de luz 3. Vasoconstrição periférica

COLUNA II
( ) Agitação e mau posicionamento do paciente. ( ) Hipotermia e hipotensão. ( ) Esmalte e pele escura.

Assinale a sequência correta.
São, respectivamente, objetivos e intervenções relacionadas à higiene brônquica, exceto: