Filtrar


Questões por página:

A Norma Operacional Básica do SUAS (2012) prevê o pacto de aprimoramento das ações desse sistema. Esse pacto é firmado entre as três esferas governamentais: União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Tem por finalidade aprimorar a gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.


Tendo como referência o pacto de aprimoramento das ações do SUAS, assinale a alternativa CORRETA:

Visualizar Questão Comentada

No que concerne à Política Nacional de Assistência Social, tendo como base o Plano Nacional de Assistência Social, a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais e ainda a NOB-SUAS, são objetivos da Assistência Social:


I. atuar com famílias e indivíduos que tiveram seus direitos violados, porém, com vínculos familiares e comunitários ainda existentes.

II. prover atenções socioassistenciais às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, a exemplo do abandono, vitimização física, psíquica e/ou abuso sexual.

III. prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades com o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário, promovendo ações que visam potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos.


É correto o que se apresenta em

Visualizar Questão Comentada
A Lei n° 8.742/93 (Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS) determina como uma das diretrizes da Assistência Social o(a)
Para viabilizar políticas de assistência e proteção básica às famílias, os municípios mantêm unidade pública de assistência social, cuja função é a prestação de serviços, articulados no território de abrangência com objetivo centrado na potencialização da proteção social. A unidade pública responsável pela prestação destes serviços é o
A Política Nacional de Assistência Social − PNAS/2004, definiu que os programas que visam o repasse direto de recursos dos fundos de Assistência aos beneficiários, como forma de acesso á renda, visando o combate à fome, à pobreza e outras formas de privação de direitos, que levem à situação de vulnerabilidade social, criando possibilidades para a emancipação, o exercício da autonomia das famílias e indivíduos atendidos e o desenvolvimento local é denominado: