Filtrar


Questões por página:
A consolidação de um sistema descentralizado e participativo junto à Assistência Social passa a ser desde a promulgação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) como uma prerrogativa. De acordo com a PNAS, analise as afirmativas abaixo.
I. Descentralização se efetiva com transferência de poder de decisão, de competências e não engloba recursos.
II. Descentralização se efetiva com transferência de poder de decisão, de competências e de recursos.
III. Descentralização que se contrapõe a uma forma organizacional mais dinâmica, articulando as diversas instituições envolvidas.
IV. Descentralização se consolida com autonomia das administrações dos micro espaços na elaboração de diagnósticos sociais.
V. Descentralização está associada à alterar a forma de articulação das ações em segmentos, contrapondo-se a universalização da proteção social e fortalecendo a setorialização e da autonomização nos processos de trabalho.

Estão corretas as afirmativas:

A Política Nacional de Assistência Social destaca, no item 2.2, o seguinte item:

“Descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social, garantindo o comando único das ações em cada esfera de governo, respeitando-se as diferenças e as características socioterritoriais locais”

Assinale a alternativa correta.
De acordo com a legislação vigente, o registro público eletrônico, com a finalidade de coletar, processar, sistematizar e disseminar informações para a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda, nos termos do regulamento, é o:
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004) explicita as diretrizes para a efetivação da assistência social como direito de cidadania e responsabilidade do Estado. A PNAS está apoiada num modelo de gestão compartilhada, pautada na (no):
A dimensão da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) que desenvolve estratégias de articulação e de gestão para o enfrentamento de situações geradas por condições multicausais é a: