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Apesar das críticas posteriores, a obra Casa Grande e Senzala, escrita por Gilberto Freyre, marca uma ruptura analítica acerca das interpretações sobre a formação do Brasil. O autor, a partir dessa obra, lança luz para pensar a situação da formação brasileira abordando a importância cultural para se pensar a realidade social. Uma das ideias que reverberaram em suas análises e que teve grande impacto para pensarmos as relações étnico raciais é a questão do “equilíbrio de antagonismos”. Com relação a essa ideia, assinale a alternativa correta.
Victor Nunes Leal foi um importante jurista brasileiro, nascido em 1914 e falecido em 1985. Entre suas principais obras, podemos citar “Coronelismo, Enxada e Voto”, resultado de um estudo monográfico para sua tese de concurso, tendo sido publicada no ano de 1948. Essa importante obra do autor, o primeiro estudo monográfico sobre a temática, versou sobre o coronelismo, fenômeno característico de um período específico da história política brasileira, estando situado entre os anos 1889 a 1930. Sobre o fenômeno do coronelismo na perspectiva de Leal, assinale a alternativa incorreta.
O conceito de poder é um dos principais conceitos debatidos pela ciência política. Norberto Bobbio é um autor que traça uma análise sobre Estado, política, governo, argumentando que o poder teria como objetivo o uso da força para a obtenção de alguma vantagem de uns sobre outros. Ainda se tratando do conceito de poder, o autor aponta que que podemos citar 3 tipos: ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

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A Terceira Onda foi uma experiência social para demonstrar as razões do sucesso do fascismo na Alemanha de Hitler. Foi conduzida por Ron Jones, professor de história do Ensino Médio de uma escola da Califórnia (EUA), em 1967. Seria possível um regime fascista ser implantado na atualidade, em um país democrático? Que fatores levariam pessoas comuns a abraçar uma ideologia totalitária, como o fascismo nazista? Para responder, o professor fez os alunos experimentarem diretamente o envolvimento em situações similares a uma cultura autoritária, criando o movimento da Terceira Onda, e convencendo os alunos da necessidade de eliminar a democracia, considerada um obstáculo à coesão social. O lema era: “força pela disciplina, força pela união, força pela ação, força pelo orgulho”.


A experiência conduzida em sala de aula permite desenvolver uma reflexão sociológica sobre a personalidade autoritária, concluindo que

Para analisar e criticar as relações de poder, não podemos atribuir-lhes uma qualificação pejorativa ou laudatória global, definitiva e unilateral. Pois elas funcionam em termos de jogos, com táticas e estratégias, mediante a norma e pelo acaso. Caracterizam fenômenos difusos e descentralizados, mais do que as batalhas a respeito das coerções estatais. Quando analisamos as relações de poder, estamos às voltas com um poliedro de inteligibilidade, no qual o número das faces não está definido previamente e não pode jamais ser considerado encerrado de pleno direito.

FOUCAULT, M. Ética, sexualidade e política.

RJ: Forense Universitária,2004, p.45-55.


Com base no trecho, pode-se dizer que as relações de poder