Questões de Concurso
Filtrar
801 Questões de concurso encontradas
Página 119 de 161
Questões por página:
A presidente Dilma Rousseff negou, na noite desta segunda-feira (21.10.2013), que o leilão do Campo de Libra, sob o regime de partilha, represente uma privatização. Em pronunciamento de oito minutos em rede nacional de rádio e televisão, ela afirmou que 85% de toda a renda gerada ficará com a União e que as empresas parceiras terão seus lucros, compatíveis com os riscos que correrão.
(http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/10/e-bem-diferente-de-
-privatizacao-afirma-dilma-sobre-leilao.html. Adaptado)
No pronunciamento, a presidente referia-se ao leilão.
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, deixou o cargo nesta segunda-feira (26.08.2013). Ele caiu após um diplomata brasileiro patrocinar a fuga do senador de seu país.
Segundo assessores presidenciais, a presidente ficou irritada ao ser pega de surpresa com a atuação de funcionários da embaixada do Brasil no país sul-americano no embarque do senador, condenado a um ano de prisão por corrupção. Ele estava abrigado na embaixada do Brasil havia 15 meses.
(http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/08/1332388-fuga-de-senador-
-faz-dilma-demitir-patriota.shtml. Adaptado)
O país de onde fugiu o senador é:
Leia os textos a seguir e analise-os criticamente.
“Segundo a polícia e a magistratura, os ativistas dos grupos neofascistas na Itália são quase 60 mil. Muitos deles são ligados às organizações da torcida violenta de futebol, alguns são engajados nos grupos dos patrulheiros das cidades recentemente legalizados, mas todos mancomunados no ódio racista a imigrantes, ciganos e homossexuais. No país que inventou o fascismo e que sempre manteve – apesar da derrota na Segunda Guerra Mundial – um consistente núcleo saudosista e colecionador de brindes de Benito Mussolini, a volta dos seguidores do Duce assusta tanto quanto o retorno dos nazistas na Alemanha. Mesmo porque, no caso da Itália, alguns dos líderes da extrema-direita conquistaram cadeiras no Parlamento.”
(O Globo, 11/10/2009, p.30)
“A BBC fez história de forma polêmica ontem à noite ao receber pela primeira vez em seus debates de um dos principais programas políticos de TV do horário nobre, o 'Question Time', o líder da principal legenda de extrema direita no Reino Unido. Durante cerca de uma hora, o chefe do Partido Nacional Britânico (BNP), Nick Griffin, cuja legenda tem como propostas a purificação racial do país e a deportação forçada de imigrantes, participou do programa.”
(O Globo, 23/10/2009, p.38)
Considerando os textos acima, marque a opção que melhor contextualiza a atual situação europeia.