Filtrar


Questões por página:
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, o ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica, nos termos da Lei nº 10.639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de:
Os cursos de licenciatura em Educação Artística com duração de dois anos (licenciatura curta) foram instituídos com o objetivo de formação de professores “polivalentes”. Após este curso, o professor mantinha seus estudos em direção à licenciatura plena, com habilitação específica em Artes Plásticas, Desenho, Artes Cênicas ou Música. Estes cursos de licenciatura curta foram instituídos a partir de:
A resolução do CEE (Conselho Estadual de Educação) da Bahia de n° 110, publicada em 29 de setembro de 2015 dispõe sobre a obrigatoriedade do Ensino da Arte, nas instituições de ensino públicas e privadas da Educação Básica do Sistema Estadual de Ensino da Bahia. Esta Resolução tem por finalidade orientar as instituições educacionais pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino para a organização pedagógica do Ensino da Arte na Educação Básica, em todas as etapas e modalidades. Dentre as orientações descritas é declarado que o desenvolvimento cultural do educando deverá ser contemplado no Ensino da Arte em processos que impliquem
Tomando o multiculturalismo como projeto político-pedagógico, é INCORRETO afirmar que
O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.
De acordo com esta definição, conteúdos do currículo oculto incluem