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A participação, independentemente de sua natureza, do nível de abrangência e do contexto em que ocorra, manifesta dimensões convergentes entre si e interinfluentes. Em relação às dimensões da participação, analisar a sentença abaixo:
A dimensão política refere-se ao sentido do poder das pessoas de construir sua história e a história das organizações de que fazem parte, para torná-las mais significativas e mais produtivas (1ª parte). A dimensão pedagógica refere-se ao fato natural de que a prática é, em si, um processo formativo e, portanto, um fator de promoção de aprendizagens significativas e construção do conhecimento (2ª parte). A dimensão técnica é um fim em si mesma, que objetiva cuidar da cultura e do clima organizacional da escola para estabilizar os conflitos individuais estabelecidos (3ª parte).
A sentença está:
Sobre a organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema educacional público, assinale a alternativa correta:
A efetivação do direito à educação no Brasil exige mais do que o acesso físico à escola. São necessárias políticas que garantam a permanência e a qualidade do processo educacional. Diante disso, qual das alternativas expressa com maior precisão uma diretriz coerente com os princípios de equidade e justiça educacional?
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um princípio fundamental das instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), especialmente na Rede Federal. Sobre o tema, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão fortalece a formação integral dos estudantes, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas e sociais.

PORQUE

II. Essa articulação permite que o conhecimento produzido na academia seja aplicado diretamente na comunidade, contribuindo para a transformação social.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Art.211, § 1º da Constituição Federal de 1988, a União organizará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, financiando as instituições de ensino públicas federais e exercendo, em matéria educacional, a função redistributiva e supletiva. Essa função corresponde a