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Acerca de política educacional e educação física, julgue o item subsequente.


A prática de educação física é facultativa a alunos de cursos noturnos que cumpram jornada de trabalho igual ou superior a seis horas e(ou) com idade igual ou superior a 30 anos.

Acerca de política educacional e educação física, julgue o item subsequente.


A prática de educação física na educação básica é facultativa a alunos com afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas e determinados distúrbios agudos ou agonizados.

Acerca de política educacional e educação física, julgue o item subsequente.


O Projeto de Lei n.º 3.929/2019 estabelece o mínimo de duas aulas semanais de educação física nas escolas de educação básica.

Acerca de política educacional e educação física, julgue o item subsequente.


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional assevera que a educação física é componente curricular obrigatório em todas as etapas da educação básica.

A legislação brasileira deixa claro o direito à educação de qualidade para todos nos estabelecimentos regulares de ensino, compreendendo que a pessoa com necessidades educacionais especiais é parte integrante da expressão “todos”. Partindo-se dessa prerrogativa, deve-se entender que os responsáveis pela asseguração deste processo (Governo, Estado, Município, Escolas, Professores, Outros) devem disponibilizar recursos e condições de acesso a essa população. Sobre o papel da Educação Física no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. Propor atividades e modificá-las quando necessário, assegurando que sejam um desafio a todos os participantes e, sobretudo, que seja valorizada a diferença.

II. Dar oportunidade a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.

III. Tirar proveito das diferenças ao invés de configurá-las como desigualdades.

IV. Modificar todas as atividades cotidianas para atender exclusivamente a inclusão das pessoas com necessidades especiais.