Filtrar


Questões por página:

Adelaide,79 anos, procurou a Promotoria do Idoso para se queixar que seu filho Otávio,55 anos, e sua nora Cristina,52 anos, com quem ela residia, não permitem que ela frequente sessões espíritas e faça doações para um centro kardecista, alegando motivos religiosos.


Sobre o caso, de acordo com os dispositivos de Estatuto do Idoso, assinale a afirmativa correta.

Com relação à intervenção psicológica em contextos específicos, julgue o item que se segue.
Ao tomar conhecimento a respeito de abandono de idosos, caracterizado pela recusa, omissão ou fracasso do responsável pelo idoso, o psicólogo deverá denunciar o caso às autoridades competentes.
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os tipos de fatores, apresentados na primeira coluna, aos fatores especificados na segunda, identificando quais desses são de proteção e quais são de risco, para avaliação de casos de violência intrafamiliar conforme Koller e Antoni (2004).
(1) Fatores de Proteção (2) Fatores de Risco ( ) Senso de pertencimento à comunidade ( ) Ausência de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre o Estatuto do Idoso ( ) Emoções morais ausentes ( ) Estilo parental autoritativo
A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
No tocante à violência contra idosos, cabe salientar o papel importante na ampliação e reflexão dessa questão dentro da sociedade, assim, a identificação de situações de risco, principalmente quando idoso está inserido em algum serviço de saúde, pode ser uma oportunidade de detectar tal perpetuação de violência. Assim, quanto às diferenças entre a prática deste tipo de violência em termos de gênero, ou seja, com pessoas idosas do sexo feminino que são internadas em instituições hospitalares, é mais comum a presença de