Filtrar


Questões por página:
Gohn (2010), ao tratar da temática dos movimentos sociais, analisa que é necessário fazer referência às alterações do papel do Estado na relação com a sociedade civil e em seu próprio interior, nas novas políticas sociais adotadas no Estado globalizado que priorizam o processo de focalização de camadas mais vulneráveis da população. A autora afirma que este papel é realizado de forma contraditória porque
Ao tratar da temática das políticas sociais no Brasil, evidencia-se que, historicamente, sobretudo até os anos 2000, estas políticas se caracterizaram por

Considere o texto:

...I... são órgãos de deliberação colegiada de caráter permanente, de composição ...II... entre governo e sociedade civil, vinculados à estrutura dos órgãos da Administração pública municipal, estadual ou federal, sendo responsáveis pela coordenação da política do respectivo Poder Executivo. Constituem um canal de interlocução entre o ...III... e o ...IV... , o Estado e a sociedade civil.

As lacunas I, II, III e IV são corretamente preenchidas por:

Existem, no mínimo, duas formas de conceituar a política social: a primeira, como âmbito de reprodução do status quo e funcional ao capital; e a segunda, como espaço com potencialidades contraditórias, podendo efetivamente promover o acesso da população aos bens e serviços sociais produzidos pela sociedade. A partir dessas premissas, considere as assertivas abaixo:

I. A definição do que pode representar a política social só pode ser compreendida a partir do solo histórico que a constitui.

II. No Brasil, a trajetória histórica de política social tem sido acompanhada por características como a tutela, o clientelismo, o paternalismo e o patrimonialismo.

III. O sistema de proteção social brasileiro fundou-se em pilares oligárquicos.

Está correto o que consta em
O conceito de cidadania ativa deve conter a ideia de que