Filtrar


Questões por página:
A respeito da poluição atmosférica assinale a opção CORRETA:
São exemplos de projetos de redução das emissões e de resgate, respectivamente, de gases de efeito estufa (GEE):
Leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa que apresenta informação INCORRETA:
"SEMACE realiza blitz do Programa de Combate á Fumaça Preta, no interior. A Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE), por meio da equipe da Gerência de Análise e Monitoramento (GEAMO) está realizando blitz da fumaça preta no Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), localizado na Rodovia CE 060, Km 154, município de Quixadá (CE). O programa existe desde 1990 (...) Para monitorar a intensidade do material expelido, a SEMACE utiliza a escala de Ringelmann reduzido. É uma escala gráfica para avaliação colorimétrica visual, composta por cinco níveis colorimétricos, que variam do cinza claro ao preto total. O teste é feito visualmente". Fonte: ceara.gov.br.10 nov.2020. Acesso: 14 fev.2021. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/11/10/semace-realiza-blitz-do-programa-decombate-a-fumaca-preta-no-interior/
O aumento anormal das concentrações de X pode elevar a temperatura da superfície da Terra e provocar mudanças climáticas, enquanto Y reage(m) quimicamente na atmosfera formando oxidantes fotoquímicos. A reação de W com vapor d’água pode produzir chuva ácida, ao passo em que Z reage(m) com O2 podendo afetar o equilíbrio térmico da estratosfera. No texto acima, sobre emissões de poluentes atmosféricos, X, Y, W e Z podem ser substituídos, respectivamente, por:
É notório que a devastação do meio ambiente é decorrente do processo de crescimento industrial e urbanização dos grandes centros urbanos. Mas com o passar dos anos esse “quadro” vem mudando devido às mudanças nos códigos de defesa ambiental uso das políticas públicas e de uma maior fiscalização ao meio ambiente. De acordo com seus conhecimentos sobre sustentabilidade, indique abaixo o item, que melhor define o real conceito da palavra: desenvolvimento sustentável: