Questões de Concurso
Filtrar
                
                  71 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 11 de 15                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
             “Para o compositor e pesquisador francês François Delalande, ‘as condutas de produção sonora da criança’ revelam a ênfase num ou noutro estágio de atividade lúdica, segundo Piaget, à semelhança de seus estudos aplicados à linguagem musical como um todo. Ele classifica as categorias de condutas em exploração, expressão e construção, referentes ao jogo sensório-motor, ao jogo simbólico e ao jogo com regras, respectivamente.” (BRITO,2003, p.36) 
 
Faça a correlação entre as categorias de Delalande e suas características:
1 – Exploração.
2 – Expressão.
3 – Construção.
 
I- A representação define, na verdade, o jogo simbólico da criança. Mas, para justificar esse abuso de linguagem, observa-se que, por volta de quatro ou cinco anos, a representação do real pelo som é fortemente ligada à vivência afetiva.
II- Aparece, na verdade, por volta dos seis ou sete anos, quando o respeito à regra domina o jogo da criança. Não é uma coincidência: pode-se ver, neste jogo combinatório que é, frequentemente, a música, uma forma de jogo de regras. As brincadeiras cantadas infantis são talvez uma das primeiras manifestações do jogo musical com regras. Trata-se de fazer entrar numa fase em um molde rítmico.
III- Desde os primeiros meses de vida a atividade sensório-motora do bebê pode tomar a forma de uma exploração de objetos que produzem ruídos.
 
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
 
    Faça a correlação entre as categorias de Delalande e suas características:
1 – Exploração.
2 – Expressão.
3 – Construção.
I- A representação define, na verdade, o jogo simbólico da criança. Mas, para justificar esse abuso de linguagem, observa-se que, por volta de quatro ou cinco anos, a representação do real pelo som é fortemente ligada à vivência afetiva.
II- Aparece, na verdade, por volta dos seis ou sete anos, quando o respeito à regra domina o jogo da criança. Não é uma coincidência: pode-se ver, neste jogo combinatório que é, frequentemente, a música, uma forma de jogo de regras. As brincadeiras cantadas infantis são talvez uma das primeiras manifestações do jogo musical com regras. Trata-se de fazer entrar numa fase em um molde rítmico.
III- Desde os primeiros meses de vida a atividade sensório-motora do bebê pode tomar a forma de uma exploração de objetos que produzem ruídos.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
                Concurso:
                Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
            
             Questão Anulada
          
          
        
            O Drama como método de ensino é uma abordagem teatral de criação coletiva que constitui um “processo contínuo de exploração de formas e conteúdos relacionados com um determinado foco de investigação. […] Como processo, o drama articula uma série de episódios, os quais são construídos e definidos com base em convenções teatrais criadas para possibilitar seu sequenciamento e aprofundamento.” (CABRAL,2006, p.12) 
 
O Drama como método de ensino pode ser pensado como um grande faz-de-conta, que possui características e regras inventadas pelos seus participantes. Leia as assertivas sobre os elementos do Drama como método de ensino:
I- O drama apesar de ser uma atividade coletiva, não é indicado para o trabalho com crianças, por tratar com temas realistas e duros e ter um trabalho intenso com o corpo dos participantes, muitas vezes levando à exaustão física e mental.
II- O drama possui algumas características próprias como contexto e circunstância de ficção, processo em desenvolvimento através de episódios, um pré-texto que dá início e contexto e a mediação de um professor personagem.
III- Algumas características do drama são a reflexão introspectiva, possibilitando que a consciência reflita sobre si; a ação, quando o indivíduo atua efetivamente, transformando o presente; e a reflexão, que lhe permite analisar os fatos e circunstâncias.
IV- O drama constitui uma tarefa coletiva e possui um mediador, que é chamado de professor-personagem. Todos fazem parte da dinâmica e da criação coletiva, cada um exercendo seu papel dentro daquele universo.
 
Está(ão) CORRETO(S):
    O Drama como método de ensino pode ser pensado como um grande faz-de-conta, que possui características e regras inventadas pelos seus participantes. Leia as assertivas sobre os elementos do Drama como método de ensino:
I- O drama apesar de ser uma atividade coletiva, não é indicado para o trabalho com crianças, por tratar com temas realistas e duros e ter um trabalho intenso com o corpo dos participantes, muitas vezes levando à exaustão física e mental.
II- O drama possui algumas características próprias como contexto e circunstância de ficção, processo em desenvolvimento através de episódios, um pré-texto que dá início e contexto e a mediação de um professor personagem.
III- Algumas características do drama são a reflexão introspectiva, possibilitando que a consciência reflita sobre si; a ação, quando o indivíduo atua efetivamente, transformando o presente; e a reflexão, que lhe permite analisar os fatos e circunstâncias.
IV- O drama constitui uma tarefa coletiva e possui um mediador, que é chamado de professor-personagem. Todos fazem parte da dinâmica e da criação coletiva, cada um exercendo seu papel dentro daquele universo.
Está(ão) CORRETO(S):
                Concurso:
                Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
             “A aprendizagem artística envolve, portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando no aluno a possibilidade de perceber-se como agente de transformações. Além disso, encarar a arte como produção de significações que se transformam no tempo e no espaço permite tornar-se contemporâneo de si mesmo.” (PCN de Arte,1998, p.36 e 37) 
 
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, a aprendizagem da arte envolve distintos âmbitos de experiência para abarcar o conhecimento artístico. São eles:
    De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, a aprendizagem da arte envolve distintos âmbitos de experiência para abarcar o conhecimento artístico. São eles:
                Concurso:
                Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
             O papel do professor que trabalha com artes na escola é diferente do artista. Não basta ser artista para ser professor e vice-versa. Entretanto, a docência em artes não pode ser isenta de um diálogo constante entre o mundo das artes e o mundo da educação. Leia as assertivas abaixo acerca do papel do professor de arte: 
I- O professor de arte deve apenas levar obras renomadas para que as crianças tenham referências artísticas baseadas no cenário mundial de arte.
II- O professor de arte deve evitar receitas prontas, projetos finalizados, desenhos reproduzidos, coreografias prontas, essas atividades não desenvolvem a criação artística.
III- O professor de arte deve deixar-se surpreender com os trabalhos dos alunos e permitir-se construir com eles, estimulá-los, fugir de receitas prontas e dar oportunidade de os alunos serem protagonistas das suas criações artísticas.
IV- Não existem conhecimentos e habilidades específicas para o professor trabalhar arte na escola, a principal diretriz é a livre expressão.
 
Está(ão) CORRETO(S):
    I- O professor de arte deve apenas levar obras renomadas para que as crianças tenham referências artísticas baseadas no cenário mundial de arte.
II- O professor de arte deve evitar receitas prontas, projetos finalizados, desenhos reproduzidos, coreografias prontas, essas atividades não desenvolvem a criação artística.
III- O professor de arte deve deixar-se surpreender com os trabalhos dos alunos e permitir-se construir com eles, estimulá-los, fugir de receitas prontas e dar oportunidade de os alunos serem protagonistas das suas criações artísticas.
IV- Não existem conhecimentos e habilidades específicas para o professor trabalhar arte na escola, a principal diretriz é a livre expressão.
Está(ão) CORRETO(S):
                Concurso:
                Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
             Analise as assertivas a seguir de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva sobre os alunos atendidos pela educação especial e assinale aquela que apresenta exemplo de transtorno funcional.