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Os teóricos da transposição didática classificam o conhecimento em três categorias, denominadas por eles de
I. saber sábio. II. saber a ensinar. III. saber ensinado.
e definidas por
A. conhecimento ensinado em sala de aula. B. conhecimento acadêmico. C. conhecimento contido nos livros didáticos.

Marque a opção que apresenta a CORRETA relação entre a denominação do conhecimento e sua respectiva definição.
Discípulo de Dewey, ___________ desenvolveu, nas primeiras décadas do século XX, o Método de Projetos, levando para a sala de aula o princípio de que os projetos desenvolvidos no processo de ensino-aprendizagem deveriam refletir os problemas do cotidiano.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Sobre os pressupostos filosóficos, sociológicos e psicológicos da educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A produção filosófica contemporânea hegemônica proporciona subsídios para que as crianças sejam educadas na escola a partir da noção abstrata e atemporal de “crianças em si” ou “ser humano em si”.
( ) O pensamento sociológico possibilita ao educador a compreensão da escola a partir do contexto social e histórico em que ela existe.
( ) A psicologia contribui para a atuação dos pedagogos na medida em que as crianças têm muitos problemas e o professor precisa, portanto, também atuar como psicólogo na escola.
( ) A perspectiva sociocultural defende que o ser humano constitui-se como tal nas e a partir das suas interações com o meio e os outros seres humanos.


Assinale a sequência correta.
Leia a frase abaixo:
A linguagem desempenha papel mediador da aprendizagem que ocorre nas interações entre os sujeitos, buscando nela a chave da compreensão para as principais questões epistemológicas que atravessam as ciências humanas e sociais.
Assinale a alternativa que traduz corretamente o que ela apresenta.

Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.


A deficiência da Educação Básica e a repetência não podem ser consideradas como possíveis causas da desistência de alunos dos cursos superiores.