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Considere as afirmações sobre possíveis resultados de misturarmos a observação com a avaliação à luz das técnicas de comunicação não violenta propostas por Marshall B. Rosenberg (2006).
I - Na comunicação não violenta, devemos nos abster de avaliar. Evitaremos, assim, a frustração dos colegas.
II - Quando misturamos observação com avaliação, há a tendência de que o receptor perceba a mensagem como uma crítica.
III - Na comunicação não violenta, misturamos a observação com a avaliação. Com isso, reunimos evidências do que estamos a avaliar e diminuímos a resistência ao que dizemos.
Quais estão corretas?
Concurso:
Prefeitura de Paulínia - SP
Disciplina:
Pedagogia
Considere o trecho abaixo:
Dentro deste pensamento filosófico, a organização racional de uma sociedade define seu grau de habilidade em superar os problemas que ocorrem devido à complexidade social. A complexidade do organismo social o faz ficar sujeito a problemas resultantes do desenvolvimento. Dessa forma, se faz necessária uma compreensão objetiva dos fenômenos sociais. A educação seria a principal ferramenta de apropriação deste discurso que permite a análise e o controle da sociedade, assim como de seu desenvolvimento.
Nesse sentido, nos referimos ao ___________________, desenvolvido por ______________. A alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima é:
Dentro deste pensamento filosófico, a organização racional de uma sociedade define seu grau de habilidade em superar os problemas que ocorrem devido à complexidade social. A complexidade do organismo social o faz ficar sujeito a problemas resultantes do desenvolvimento. Dessa forma, se faz necessária uma compreensão objetiva dos fenômenos sociais. A educação seria a principal ferramenta de apropriação deste discurso que permite a análise e o controle da sociedade, assim como de seu desenvolvimento.
Nesse sentido, nos referimos ao ___________________, desenvolvido por ______________. A alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima é:
Concurso:
Prefeitura de Serra - ES
Disciplina:
Pedagogia
Assinale a alternativa incorreta. A busca de autonomia também exige reconhecimento das bases da epistemologia da História, a saber:
A infância é vista como uma fase negativa, que deve correr, sim, mas que deve passar. Deve terminar para dar espaço para o aparecimento do adulto enquanto antítese da criança. A infância, nessa acepção, é a época da rebeldia, e então a criança deve ser conduzida da heteronomia à autonomia por meio de regras exteriores, postas pelo adulto. A autonomia e a individualidade nascem de “fora para dentro”. (...) A finalidade da educação é fazer com que a fase negativa da infância passe brevemente e possibilite ao homem surgir a partir das regras do homem (adulto) sobre o homem (a criança) – ou seja, que o homem possa vir a surgir da criança, negando-a.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico].1. Ed. São Paulo: Cortez,2021, p.19.
Essa perspectiva acerca da infância possui uma ligação com determinada filosofia da educação, a partir da qual extrai suas premissas elementares.
Assinale a opção que a identifica corretamente.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico].1. Ed. São Paulo: Cortez,2021, p.19.
Essa perspectiva acerca da infância possui uma ligação com determinada filosofia da educação, a partir da qual extrai suas premissas elementares.
Assinale a opção que a identifica corretamente.
Questão Anulada
O senso comum pedagógico manifesta um entendimento idealista do que seja o conhecimento. É como se o conhecimento não tivesse história e não contivesse acertos e erros. O que se diz é assumido, como se sempre tivesse sido assim. No entanto, o conhecimento tem história, está eivado de desvios por interesses de uns ou de outros. Nasceu e continua nascendo de um determinado momento no tempo e terá uma duração.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.128 (adaptado).
Contrariando essa posição idealista descrita no início do texto acima, e assumindo uma perspectiva crítica, na contramão do senso comum pedagógico, pode-se inferir que o conhecimento
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.128 (adaptado).
Contrariando essa posição idealista descrita no início do texto acima, e assumindo uma perspectiva crítica, na contramão do senso comum pedagógico, pode-se inferir que o conhecimento