Questões de Concurso
Filtrar
35 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 7
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Os estudos que se dedicam à Filosofia da Educação distinguem o senso comum da ciência. Nessa direção, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) a partir das construções teóricas da Filosofia e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Podemos chamar de senso comum o conhecimento herdado por um grupo social, cujas experiências proveitosas passam a ser repetidas e/ou consideradas pelos indivíduos da comunidade. Portanto, não se trata de um conhecimento inferior, desde que as pessoas saibam reelaborar a herança recebida, transformando o senso comum em “bom senso”.
( ) Em alguns casos, aquilo que se entende como senso comum pode não passar de ideologia, de imposição de ideias e valores que garantem interesses de classe, pois nem sempre é possível refletir e criticar o saber comum, sobretudo nas sociedades em que persiste a dominação ou a exploração de um grupo sobre o outro.
( ) O senso comum traduz-se em algo fragmentário, difuso, ametódico e assistemático e, num primeiro momento, o que é herdado não é questionado. É o bom senso que permite retomar, de maneira crítica, os saberes e os valores recebidos para adequá-los ou transformá-los a partir da análise das novas situações vividas.
( ) O bom senso depende de erudição e “estudo”, visto que é uma conquista relativamente recente da humanidade, a partir da qual, por meio de um saber rigoroso e elaborado, utilizam-se recursos da experimentação e da matematização para encontrar regularidades nos fenômenos observados a fim de assegurar o estabelecimento de leis e teorias.
( ) Podemos chamar de senso comum o conhecimento herdado por um grupo social, cujas experiências proveitosas passam a ser repetidas e/ou consideradas pelos indivíduos da comunidade. Portanto, não se trata de um conhecimento inferior, desde que as pessoas saibam reelaborar a herança recebida, transformando o senso comum em “bom senso”.
( ) Em alguns casos, aquilo que se entende como senso comum pode não passar de ideologia, de imposição de ideias e valores que garantem interesses de classe, pois nem sempre é possível refletir e criticar o saber comum, sobretudo nas sociedades em que persiste a dominação ou a exploração de um grupo sobre o outro.
( ) O senso comum traduz-se em algo fragmentário, difuso, ametódico e assistemático e, num primeiro momento, o que é herdado não é questionado. É o bom senso que permite retomar, de maneira crítica, os saberes e os valores recebidos para adequá-los ou transformá-los a partir da análise das novas situações vividas.
( ) O bom senso depende de erudição e “estudo”, visto que é uma conquista relativamente recente da humanidade, a partir da qual, por meio de um saber rigoroso e elaborado, utilizam-se recursos da experimentação e da matematização para encontrar regularidades nos fenômenos observados a fim de assegurar o estabelecimento de leis e teorias.
Concurso:
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Visualizar Questão Comentada
Ainda que existam concepções opostas, tanto o pensamento sofista quanto o socrático contribuíram para a educação contemporânea por meio da (s)/do(s)
Concurso:
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Disciplina:
Pedagogia
A epistemologia genética denomina o período de desenvolvimento no qual a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, entre outros, abstraindo dados da realidade. Esse período é denominado
Durante o processo para a aprendizagem deve-se verificar as inteligências mais marcantes em cada estudante, explorá-las para resolver as situações desafiadoras. Essa ideia sobre o desenvolvimento humano é parte da teoria ___________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Segundo Bourdieu e Passeron (1992), o “capital cultural incorporado’’ é fruto de um processo educativo, desenvolvido na família e na escola, em um trabalho de assimilação, conquistado à custa de muito investimento, tempo, dinheiro e desembaraço pelos grupos privilegiados de uma sociedade hierarquizada.
Assinale a opção que identifica um capital que não está descrito na abordagem teórica dos autores citados.