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Um desvio da norma culta ocorre com frequência na conversação diária, coloquial, acerca da regência verbal: na tentativa de economizar palavras, o falante emprega verbos com regências diferentes lado a lado, empregando o mesmo complemento.
Esse caso é notável na construção:
• “Ele entrava e saía da sala sem dizer nada”.
Os verbos entrar e sair possuem regências distintas, logo não podem ser alinhados com o mesmo complemento.
Analise as frases a seguir, comuns em postagens e comentários nas redes sociais, e assinale a que apresenta desvio de regência verbal por usar o mesmo complemento para verbos com regências diferentes.
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Além do texto lido, considere o fragmento a seguir, do linguista João W. Geraldi, para responder à questão.

Não me passou despercebido, então, algo bem mais profundo defendido pelo Círculo de Bakhtin (...): a linguagem como uma atividade constitutiva dos sujeitos, cujas consciências sendo sígnicas – e, portanto, ideológicas – eram marcadas pelos processos interativos de que participavam, tomando desde seu sentido mais estrito do diálogo face a face até seu sentido mais amplo, abrangendo um tempo, um espaço (...). Foi a compreensão inicial desse processo que me levou a defender o ponto de vista de que considerar erro qualquer variante da língua padrão era considerar errado o próprio processo de constituição dos sujeitos que falavam variedades distintas.

Em SILVA, L. L. M. da e outras. (Orgs.) O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas/SP: Autores Associados,2014, p.210.


João W. Geraldi expressa uma crítica à prática de considerar erradas determinadas variantes da língua.


Essa crítica pode se sustentar no entendimento de que o erro costuma ser definido por:

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito ao emprego do pronome:
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De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito ao emprego do pronome:

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Considere o poema “Pronominais”, de Oswald de Andrade: “Dê-me um cigarro / Diz a gramática / Do professor e do aluno / E do mulato sabido / Mas o bom negro e o bom branco / Da Nação Brasileira / Dizem todos os dias / Deixa disso camarada / Me dá um cigarro” (Pau Brasil, 1925).


Em relação ao exposto no 6º parágrafo, o poema modernista pode ser compreendido como um modo de: