Filtrar


Questões por página:

Julgue o item subsequente, a respeito do sistema de contabilidade federal e do campo de aplicação, patrimônio e variações patrimoniais da contabilidade pública.


Além de ser reconhecida como um ativo, uma doação recebida em dinheiro deve ser mensurada de acordo com a variação patrimonial aumentativa, atendidos os critérios de cálculos para a definição do seu valor presente líquido na data do recebimento e reconhecimento.

Julgue o item subsequente, a respeito do sistema de contabilidade federal e do campo de aplicação, patrimônio e variações patrimoniais da contabilidade pública.


O recebimento efetivo de doações e subvenções implica o registro de uma variação patrimonial aumentativa, que altera o patrimônio líquido do órgão público.

Uma entidade pública realizou operação de compra de imobilizado, que pela sua relevância precisa reconhecer na contabilidade os efeitos de ajustes a valor presente (AVP), calculado com base no NBC TG 12 da Resolução 1.151/2009 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), considerando a taxa de 0,20% ao dia. O valor da operação é de R$ 70.000,00 e a mesma ocorreu em 31 de maio, cujo vencimento final será 29 de agosto (90 dias de prazo). Qual é a apropriação a ser registrada no ajuste (AVP) no mês de agosto data de 29/08/2018? Considere que não há efeitos de adições temporárias de IR/CSLL.
Entre os lançamentos típicos do setor público, os ganhos ou perdas decorrentes do desreconhecimento de um item do ativo imobilizado devem ser determinados pela diferença entre o valor líquido da alienação, se houver, e o valor contábil do item. Assinale a alternativa que apresenta o lançamento de apuração do valor líquido contábil do bem, com a natureza de informação patrimonial.
No Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), as Variações Patrimoniais, tanto aumentativas quanto diminutivas, serão classificadas em contas