Filtrar


Questões por página:

Tomando por base a NBC TA 450, que trata da avaliação das distorções identificadas durante a auditoria, analise as afirmativas a seguir.


I. Ao longo do trabalho, o auditor deve acumular as distorções identificadas que não sejam claramente triviais — expressão que não equivale a “não relevantes” —, distinguindo distorções factuais, de julgamento e projetadas, e reavaliando a estratégia quando a natureza e o montante acumulado assim indicarem.


II. Antes de concluir sobre o efeito das distorções não corrigidas, o auditor deve revisar a materialidade previamente determinada à luz dos resultados obtidos e avaliá-las individual e conjuntamente por magnitude, natureza, circunstâncias e efeitos de períodos anteriores, requerendo sua correção e registrando as razões da administração.


III. Se a administração discordar da proposta de ajuste, o auditor pode dispensar a comunicação das distorções não corrigidas aos responsáveis pela governança, deixar de solicitar representação formal sobre sua não relevância e limitar-se à documentação interna e ao diálogo apenas com a gestão.


Estão corretas as afirmativas

Baseando-se na NBC TA 315, acerca do risco de auditoria e de sua avaliação, é correto afirmar:
O planejamento da auditoria é um processo essencial que envolve a definição de estratégias e a elaboração de planos para garantir a eficácia e a eficiência do trabalho do auditor. De acordo com as normas de auditoria, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a NBC TA 300 (R1) – PLANEJAMENTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, o envolvimento do sócio do trabalho e de outros membros-chave da equipe de trabalho no planejamento da auditoria
Em auditoria de autos de concessão de benefício fiscal a empresa do ramo da mineração, o Auditor Fiscal depara-se com laudo técnico de apuração de reservas minerais elaborado por engenheiro contratado pela própria empresa para subsidiar a mensuração de seus ativos e o dimensionamento dos benefícios fiscais.

Dada a relevância financeira do objeto, a Secretaria da Fazenda contrata geólogo especialista, acolhendo solicitação do auditor. que avalia não possuir conhecimento técnico para aferir a razoabilidade do estudo.

Ao empregar os trabalhos do geólogo especialista, com base na NBC TA 620,