Filtrar


Questões por página:
1. Na etapa de planejamento dos trabalhos, o auditor examina o saldo contábil da conta de investimento avaliado pelo método da equivalência patrimonial no exercício de 2022 em comparação com 2021 e verifica que este se manteve inalterado, em que pese a companhia investida ter apresentado lucro expressivo no exercício.
2. Ele então envia um e-mail ao contador da empresa auditada, questionando sobre o assunto e o mesmo lhe informa que esqueceu de registrar a receita de equivalência patrimonial.

Nos termos das normas vigentes, os procedimentos de auditoria descritos em 1 e 2 são denominados, respectivamente:
mostrar texto associado
Obter evidência de auditoria apropriada e suficiente no que se refere à conformidade com as disposições das leis e regulamentos geralmente reconhecidos por ter efeito direto na determinação dos valores e divulgações relevantes nas demonstrações contábeis.
O planejamento é uma etapa primordial para o desenvolvimento do trabalho de auditoria interna, compreendendo os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos. Estão entre os fatores relevantes na execução dos trabalhos e que devem ser, especialmente, considerados no planejamento da auditoria, conforme consta da Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TI 01:
As técnicas ou métodos utilizados no planejamento e, na sequência, na execução da auditoria tem como finalidade obter provas suficientes para avaliar se os procedimentos realizados pelas empresas estão concernentes à legislação fiscal, trabalhista e às normas e regulamentos definidos pelas organizações. Sendo assim, assinale a alternativa em que todos os itens são considerados técnicas ou métodos utilizados no planejamento de auditoria.
Julgue as afirmativas a seguir, quanto à confiabilidade das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria.
I. O auditor confia tanto em uma ata de reunião elaborada tempestivamente quanto em uma representação verbal subsequente dos assuntos discutidos.
II. O auditor confia mais em uma confirmação externa do que em minuta de reunião da entidade.
III. O auditor confia mais ao obter evidência de auditoria diretamente pela observação da aplicação de um controle, por exemplo, do que quando obtida indiretamente, por exemplo, na indagação a respeito da aplicação de controle.
Pode-se afirmar que