Filtrar


Questões por página:
(...) Não restava, pois, mais que uma de duas resoluções a tomar: ou proclamar de todo a independência, para ser herói, ou submeter-se (...) a cumprir e fazer cumprir os novos decretos das Côrtes (...) Não era mais possível contemporizar. E, inspirado pelo gênio da Glória (...) não tardou nem mais um instante: e passou a lançar, dessa mesma província (...) o brado resoluto de "independência ou morte".
Com esta resolução, acabava de salvar o Brasil, propondo-se a formar todo ele unido uma só nação americana.
VARNHAGEN, História da Independência do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional,1917.

A Independência do Brasil, a partir da visão do historiador oficial do Império Francisco Adolfo Varnhagen, apresenta uma imagem gloriosa da atuação de D. Pedro I, no entanto os problemas com vários setores do novo País aconteceram durante a elaboração da Carta Magna. Sobre a atuação de D. Pedro I na construção da Constituição de 1824 é correto afirmar que:

Assinale a alternativa que apresenta de que forma ocorreu o processo de emancipação do Brasil.
A participação do Piauí no processo de Independência do Brasil traz em si algumas singularidades. Sobre a adesão do Piauí a esse processo é CORRETO afirmar:
Dentre os aspectos que influenciaram o processo de emancipação política do Brasil, podemos considerar CORRETAMENTE:
I – a vinda da família real para o Brasil. II – as rebeliões nativistas, sobretudo a Revolta de Vila Rica. III – rebeliões com as características da Conjuração Baiana e Inconfidência Mineira. IV – a abdicação de Dom Pedro I, em 1931.
A respeito das afirmações constantes dos itens I a IV, marque a alternativa CORRETA.

As primeiras décadas do século XIX foram marcadas pelo chamado ciclo das insurreições liberais em Pernambuco, com a Insurreição de 1817, a Confederação do Equador e a Revolução Praieira. Essas insurreições se constituíram em movimentos federalistas e, com exceção da Insurreição Pernambucana, se contrapunham ao projeto de independência implantado em 1822 por José Bonifácio e D. Pedro I, a partir do Rio de Janeiro.

No que concerne especificamente à Confederação do Equador, assinale a alternativa CORRETA.