Filtrar


Questões por página:

No que se refere às sedições na América portuguesa, julgue o item seguinte.


Parte dos líderes da Guerra dos Mascates postulava a separação de Pernambuco do Império Colonial Português.

No que se refere às sedições na América portuguesa, julgue o item seguinte.


A Inconfidência Mineira propagava a independência de Minas Gerais e a sua transformação em uma monarquia constitucionalista.


Movimento liderado por um tropeiro que propôs desobediência geral às ordens da Coroa e o assassinato do governador da capitania. Elaborou, junto com outros rebeldes, um documento expondo a corrupção da burocracia metropolitana e exigindo que as Casas de Fundição não fossem instaladas. Estamos falando da(s)
Entre 1886 e 1897, aconteceu um dos principais conflitos da jovem república brasileira. Liderado por Antônio Conselheiro, o Arraial de Canudos incomodava diferentes setores das classes dominantes da época, provocando um confronto bélico que deixou cerca de 20 mil mortos. Sobre a Guerra de Canudos, assinale a alternativa correta.
Tiradentes era muito conhecido em Minas e no Rio, em parte devido à sua habilidade odontológica e de tratar enfermos e em parte devido à força de sua personalidade . Branco, ambicioso, sem propriedades, ele era o produto típico da América Portuguesa, em busca de mobilidade vertical na estrutura social sem demostrar especial preocupação quanto ao modo de consegui-la. Silva Xavier era particularmente amargurado pelo fato de ter perdido status - pois seu pai fora um homem de posição e de propriedades. MAXWELL, k. A devassa da devassa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p297.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil, em 1789. A Inconfidência Mineira: