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Um Analista de TI está conduzindo uma Daily Scrum, na qual normalmente

Considere que uma equipe de Analistas de Tecnologia da Informação (TI) está aplicando uma técnica para priorização de escopo em um projeto ágil. As etapas da técnica são:


I. É criada uma lista de cartões com histórias ou funcionalidades que são relevantes ao desenvolvimento do projeto. Cada cartão possui um preço.

II. O projeto conta com recursos financeiros limitados, representados por notas de dinheiro. Esses recursos são distribuídos aos participantes da priorização (de 4 a 8, em geral) para que estes possam comprar os cartões da lista.

III. Os participantes conversam entre si e trabalham ativamente para avaliar e verificar quais cartões devem receber ofertas de seu dinheiro, julgando-os como os mais importantes.

IV. Quando todos terminam sem dinheiro (após intensa discussão e trocas de dinheiro ofertado aos cartões), é feita a priorização.


Esta técnica

Considere as seguintes afirmações sobre SCRUM.
I - Um sprint do SCRUM é uma unidade de planejamento na qual o trabalho a ser feito é avaliado, os recursos para o desenvolvimento são selecionados e o software é implementado. II - O ponto de partida para o planejamento é o backlog do produto, que é a lista do trabalho que será feito no projeto. Durante a fase de avaliação do sprint, esta lista é revista e as prioridades e os riscos são identificados. O cliente está totalmente envolvido nesse processo e, no início de cada sprint, pode introduzir novos requisitos ou tarefas. III- No SCRUM, há o papel do product owner, que é um facilitador que organiza reuniões diárias, controlando o backlog de trabalho, registrando decisões, medindo o progresso, comparando-o ao backlog e se comunica com os clientes e a gerência externa à equipe.
Quais estão corretas?

Considere as seguintes afirmações sobre princípios ou práticas da XP (Extreme Programming).


I - Um representante do usuário final do sistema (cliente) deve estar disponível todo o tempo à equipe de XP. Em um processo de Extreme Programming, o cliente é um membro da equipe de desenvolvimento e é responsável por levar ao grupo os requisitos de sistema para implementação.

II - Todos os desenvolvedores devem refatorar o código continuamente, assim que encontrarem oportunidades de melhorias de código.

III- Os desenvolvedores trabalham em todas as áreas do sistema, de modo que não se desenvolvam ilhas de expertise. Todos os desenvolvedores têm responsabilidade em relação ao código; qualquer um pode mudar qualquer coisa.


Quais estão corretas?

Considere as seguintes afirmações sobre princípios dos métodos ágeis.


I - Os clientes devem estar totalmente envolvidos no processo de desenvolvimento. Seu papel é fornecer e priorizar novos requisitos do sistema e avaliar suas iterações.

II - Embora as habilidades da equipe devam ser reconhecidas e exploradas, seus membros não devem desenvolver maneiras próprias de trabalhar, podendo o processo ser prescritivo.

III- Deve-se ter em mente que os requisitos do sistema irão mudar, por isso, o sistema deve ser projetado de maneira a acomodar essas mudanças.


Quais estão corretas?