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Atuando na política de educação, os assistentes sociais buscaram estender o horizonte político-pedagógico das abordagens individuais e grupais voltadas para discussões de temáticas restritas aos processos da educação escolarizada e/ou dominadas por discursos hegemônicos pragmáticos e de adaptação social. Estabeleceram vínculos orgânicos com os conhecimentos e com as ações coletivas gerados nas instâncias de controle social, nos fóruns das demais políticas públicas e na consolidação da esfera pública.
Desse modo, juntamente com outros sujeitos, a atuação dos assistentes sociais se tornou estratégica para a educação na luta pela
Um assistente social, durante uma entrevista no domicílio de uma beneficiária de um programa social, não lhe informou sobre a utilização de um recurso audiovisual indispensável ao acesso de suas informações, nem sobre a forma como seriam sistematizados os dados obtidos sobre suas condições de vida. Por esse motivo, o assistente social foi penalizado com uma advertência reservada pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). Porém, após duas convocações, o profissional não compareceu ao local nem atendeu aos prazos estipulados para receber a penalidade.
Nesse caso, segundo o Código de Ética do Assistente Social, a advertência reservada
Alguns alunos da escola H decidiram reativar o grêmio estudantil que, há alguns anos, não funcionava. Para isso, solicitaram apoio à assistente social da escola, sra. Débora, para que promovessem um amplo debate acerca do significado e dos objetivos de um grêmio para, então, estarem aptos a formarem as chapas para a eleição dos membros diretores. Em consonância com o Código de Ética do/da Assistente social, ao atuar na direção da ampliação da cidadania e da democracia de um movimento social, Débora está respeitando um:
O diretor da Instituição em que a assistente social Vivian trabalha deixou sob sua responsabilidade as verbas institucionais direcionadas ao suporte socioassistencial dos usuários lá inscritos. Vivian emprega de forma transparente essa verba, de acordo com as necessidades coletivas dos usuários. Sobre essa ação profissional da Vivian, pode-se afirmar que:
Marluce é assistente social e coordena uma equipe composta por cinco profissionais de serviço social. Dentre elas, está Alice que, no momento, realiza um curso de aprimoramento e está desenvolvendo uma pesquisa de campo. Entendendo a dificuldade de Alice em conciliar o horário de trabalho e a pesquisa de campo, Marluce a liberou um dia por semana para a dedicação à pesquisa. De acordo com o Código de Ética do/ da Assistente Social (1993), a postura de Marluce está pautada em um: