Filtrar


Questões por página:
O projeto ético-político do serviço social tem como desafio se tornar um guia para o exercício profissional, consolidando-se por meio de sua implementação efetiva. A sustentação a esse projeto é dada pelas dimensões:
O Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, de 1986, foi de suma importância, todavia, ainda estava aquém dos avanços teórico-metodológicos e políticos da profissão. Assim, a revisão que se sucedeu com o Código, em 1993, tem como categoria fundante:
O serviço social é uma profissão inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, sendo a construção de seu fazer realizada a partir de demandas de diferentes segmentos de classe, surgidas na heterogeneidade da vida cotidiana. Para que a prática profissional não se reduza à identificação da demanda e a seu atendimento focalizado, é necessário que o/a assistente social realize:
Fernanda é assistente social escolar e atua em equipe interdisciplinar composta por um psicólogo, uma pedagoga e uma fonoaudióloga, além da estagiária de serviço social. Semanalmente, a equipe realiza estudo de casos e planeja as ações subsequentes. Fernanda organizou suas férias junto com as férias da estagiária, pois, apesar de a equipe ser bem integrada, a supervisão de campo tem que ser realizada pela assistente social por se tratar de uma:
No processo de trabalho da/do assistente social, é necessário que o profissional tenha livre acesso à população usuária, seja a ação desenvolvida de forma individualizada, em grupo ou em comunidades. Tal assertiva está estabelecida no atual Código de Ética Profissional da/do Assistente Social como um/uma: