Filtrar


Questões por página:
Pensar o projeto profissional supõe articular uma dupla dimensão: de um lado as condições macrossocietárias, que estabelecem o terreno sócio histórico em que se exerce a profissão, seus limites e possibilidades; e de outro, as respostas sócio históricas, ético-políticas e técnicas de agentes profissionais a esse contexto, as quais traduzem como esses limites e possibilidades são analisados, apropriados e projetados pelos assistentes sociais.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social,2014, p.222.
Considerando a citação acima, assinale a alternativa que não corresponde ao Projeto Profissional do Serviço Social:
Nos que se refere às “Relações com as Instituições Empregadoras e outras”, de acordo com o Código de Ética do Assistente Social, assinale a alternativa CORRETA.


Sobre racismo, preconceito e discriminação racial, de acordo com a obra de Silvio Almeida (2019), analise a afirmativas a seguir:

I. O racismo é uma forma sistemática de discriminação que tem a raça como fundamento e se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes que culminam em desvantagens ou privilégios para indivíduos, a depender do grupo racial ao qual pertençam.
II. Considerar que as pessoas negras são violentas e inconfiáveis, que judeus são avarentos ou que os orientais são “naturalmente” preparados para as ciências exatas pode ocorrer sem que configure como exemplo de preconceito.
III. O preconceito racial se caracteriza pelo juízo baseado em estereótipos acerca de indivíduos que pertençam a um determinado grupo racializado. Tanto o racismo quanto o preconceito racial e a discriminação racial são termos que não diferem entre si.
IV. A discriminação racial, por sua vez, é a atribuição de tratamento diferenciado a membros de grupos racialmente identificados. Portanto, a discriminação tem como requisito fundamental o poder.

Estão CORRETAS apenas as afirmações
O Conjunto CFESS-CRESS, no documento “Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”, oferece à categoria profissional elementos constituídos a partir de uma determinada concepção de educação. Quanto a esse documento, analise as afirmativas a seguir:

I. O documento se pauta numa concepção de educação coerente com o projeto ético-político profissional, que reconheça as particularidades da atuação do/a assistente social na política pública educacional.
II. O documento demonstra que um dos focos de resistência à presença de assistentes sociais reside na aproximação de algumas de suas abordagens ao trabalho já realizado por outros profissionais, em particular por pedagogos.
III. O documento afirma que atuar unicamente com abordagens individuais e junto às famílias dos estudantes e/ou trabalhadores e trabalhadoras da Política de Educação pode restringir o alcance do trabalho do profissional do serviço social.
IV. O documento reconhece a necessidade da luta dos profissionais e sujeitos coletivos pela educação pública, porém ele prioriza outros aspectos e minimiza a defesa da gratuidade, da educação laica, presencial, de qualidade, e dos investimentos do fundo público.

Estão CORRETAS apenas as afirmações
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) constituem, em seu conjunto, uma entidade com personalidade jurídica e forma federativa, com o objetivo básico de disciplinar e defender o exercício da profissão de Assistente Social em todo o território nacional.

Considere as atribuições a seguir:

I. Estabelecer os sistemas de registro dos profissionais habilitados.
II. Aplicar as sanções previstas no Código de Ética Profissional.
III. Fixar, em assembleia da categoria, as anuidades que devem ser pagas pelos Assistentes Sociais. IV. Prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de Serviço Social.

As competências designadas nas afirmações competem, respectivamente, a: