Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que expressa corretamente uma exigência para que o assistente social atue como supervisor direto de estágio em Serviço Social, conforme a Resolução CFESS nº 533/2008.

A ética profissional, como modo de objetivação da vida ética, é um fenômeno historicamente condicionado pela natureza do trabalho em sociedade. Em face da conjuntura contemporânea, a reflexão filosófica e a intervenção política da categoria profissional são cruciais para a superação de tendências que fragilizam o compromisso ético. A respeito das esferas filosófica e política da ética profissional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I.O apelo ao senso comum e o utilitarismo ético, típicos das tendências da sociedade capitalista, fragilizam a ética profissional.


PORQUE


II.A reflexão filosófica e a intervenção política da categoria são os principais caminhos para resgatar os valores genéricos, universalizar a capacidade de escolha consciente e confrontar a alienação e a mercantilização das relações humanas.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

“No cotidiano, o home vê o “nós” através do “eu”; o eu tem fome, como diz Heller (1992).”


Matos (2017) faz uma importante discussão sobre o cotidiano ao analisar a ética profissional. Pode-se afirmar que é no cotidiano, insuprimível, que a prática do assistente social toma consistência. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:


I. Para uma reflexão crítica é preciso que o assistente social eleva a singularidade para a genericidade, ou seja, o caso representa uma expressão da questão social.

II. A moral pode propiciar a suspensão da vida cotidiana e possibilitar a interligação entre singularidade e genericidade, desta forma a intervenção profissional busca atender a coletividade.

III. O assistente social sendo um ser social fica impossibilitado de suspender o cotidiano uma vez que faz parte do sistema capitalista enquanto sujeito, e também enquanto trabalhador.


Estão CORRETAS as afirmativas:

A Lei nº 8.662/1993, que regulamenta a profissão de Assistente Social, estabelece um conjunto de competências (Art.4º) e de atribuições privativas (Art.5º), sendo estas últimas de exercício exclusivo do profissional. Assim, analise as afirmativas a seguir sobre as atribuições privativas.

I. Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.
II. Prestar assessoria e consultoria a órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.
III. Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais, o que constitui uma competência geral, mas não uma atribuição privativa.

Está CORRETO o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada
O Código de Ética do Assistente Social de 1993 expressa os princípios e valores que orientam a prática profissional. A adesão a este código é um compromisso ético-político fundamental para a categoria. Acerca dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas.

(__) A defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo são valores centrais.
(__) O empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, é um princípio ético.
(__) A garantia do pluralismo é um princípio, desde que as correntes teóricas não questionem a ordem social vigente.
(__) A opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação ou exploração, é um princípio basilar.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Visualizar Questão Comentada