Filtrar


Questões por página:
“A liberdade é a capacidade para darmos um sentido novo ao que parecia fatalidade, transformando a situação de fato numa realidade nova, criada por nossa ação. Essa força transformadora, que torna real o que era somente possível e que se achava apenas latente como possibilidade, é o que faz surgir um movimento antirracista, uma luta contra a discriminação sexual ou de classe social, uma resistência à tirania e a vitória contra ela”.
A leitura cuidadosa do texto permite considerar verdadeiras as seguintes afirmações:
I A liberdade se constitui princípio do código de ética de 1993.
II A liberdade é somente um assunto teórico, pois a compreensão da necessidade basta para que o homem seja livre.
III A liberdade se apresenta como um dado da experiência imediata ou como uma convicção inquebrantável que não pode ser destruída pela existência da causalidade.
Estão corretos os itens
A relação entre políticas sociais e direitos sociais é das mais recentes historicamente na ordem do surgimento dos direitos, já que concretamente se constitui como área estatal após a declaração Universal dos direitos humanos (1948) e também das mais tensas e complexas. Sobre essa relação é correto afirmar que: I. Os direitos sociais são direitos de segunda geração baseado no princípio da igualdade, mas são os que menos oneram o estado graças à participação da sociedade civil. II. As políticas sociais nascem contraditoriamente na sociedade capitalista para regulação da força de trabalho, garantindo alguns direitos sociais, amortecendo, com isso, as lutas do movimento sindical reivindicatório que sempre lutou por direitos sociais. III. As políticas sociais dão materialidade parcial aos direitos sociais, já que contraditoriamente, numa sociedade regida pelo mercado não é possível solucionar a questão social. IV. Sendo os direitos sociais direitos ligados à participação na riqueza produzida na sociedade, as ações da política social incidem na redução dos impactos das desigualdades e da pobreza geradas pelo mercado, o que nem sempre ultrapassa o discurso.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Marilda Iamamoto (2009, p.1) afirma que: O ponto de partida da análise é o de que a luta pela afirmação dos direitos é hoje também uma luta contra o capital, parte de um processo de acumulação de forças para uma forma de desenvolvimento social, que possa vir a contemplar o desenvolvimento de cada um e de todos os indivíduos sociais. Esses são, também, dilemas do Serviço Social. Considerando essa perspectiva do debate/desafios contemporâneo na profissão diante da Questão Social, afirma-se que: I. Um dos desafios mais agudos para o futuro da formação profissional é a proliferação autorizada pelo Estado de cursos de graduação presencial e a distância sem o mínimo de qualidade. II. As conquistas teórico-metodológica e políticas esbarram num cenário de políticas neoliberais que ameaçam às conquistas da Constituição de 1988, empurrando os profissionais para a precarização do trabalho e das condições das políticas sociais. III. Necessidade de descolar a luta profissional realizada através das entidades da categoria, das lutas gerais, dadas as diferenças político-partidárias do escopo das lutas sociais. V. Priorizar o aprofundamento do conhecimento técnico instrumental para não perder espaço no mercado de trabalho profissional.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
O Código de Ética do Assistente Social (Lei 8622/93) estabelece entre os princípios fundamentais: I. Defesa intransigente dos direitos humanos. II. Liberdade como valor ético central. III. Igualdade entre as classes sociais. IV. Equidade e justiça social. V. Compromisso com a qualidade dos serviços prestados.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
A ética profissional em Serviço Social é uma dimensão específica, determinada por condições sociohistóricas determinadas. Sobre ética profissional é correto afirmar que: I. A ética profissional se objetiva como ação moral, através da escolha no “foro íntimo” do profissional. II. Se objetiva como normatização de deveres e valores, estabelecido através de um Código de Ética. III. A ética profissional orientada por um código de ética, democraticamente consensuado, impede os processos alienadores, garantindo engajamento e mudança. IV. No Serviço Social, o Código de 1986, sofre influência clara de uma tendência neokantiana, sendo necessário reformulá-lo em 1993.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: