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A Portaria Interministerial n.º 1.010/2006, que institui as diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas, destaca a corresponsabilidade e a importância da família no processo de promoção da alimentação saudável no ambiente escolar.
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Todas as preparações devem ser avaliadas sensorialmente por aplicação de teste de aceitabilidade, independentemente da faixa etária dos alunos atendidos pelo PNAE.
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O parâmetro de julgamento dos testes sugeridos pelo manual (escala hedônica e resto‐ingestão) é o mesmo, sendo acatadas, no cardápio, as preparações com pelo menos 85% de aceitabilidade.
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As preparações (alimentos novos) poderão ser testadas, no máximo, por três vezes. Para tal, deve haver intervalo de, no mínimo, dois meses para aplicação do teste de uma mesma preparação (alimento).
A educação alimentar e nutricional é conjunto de ações formativas que objetivam estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis, que colaborem com a aprendizagem, o estado de saúde e a qualidade de vida do escolar. Nessa direção, segundo o Programa de Nacional de Alimentação Escolar (Resolução / FNDE / CD / Nº 38, DE 16/7/2009). as escolas devem adotar as seguintes estratégias de educação alimentar e nutricional para os alunos que estudam em período parcial e que consomem uma refeição na escola.
I. Servir refeições saudáveis que cubram 30% das necessidades diárias do estudante. II. Implantar e manter hortas escolares pedagógicas. III. Inserir o tema alimentação saudável no currículo escolar. IV. Realizar oficinas culinárias experimentais com os estudantes.
Está CORRETO apenas o que se afirma em: