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O teste de aceitabilidade é o conjunto de procedimentos destinados a medir o índice de aceitação da alimentação oferecida aos escolares. É utilizado no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a fim de garantir o cumprimento da Resolução CD/FNDE nº 26/20132, consolidando o controle de qualidade dos alimentos ofertados na alimentação escolar.

Associe corretamente os métodos descritos abaixo:

Coluna 1 Método
1. Método sensorial descritivo
2. Método sensorial discriminativo
3. Método sensorial afetivo
4. Método resto ingestão


Coluna 2 Descrição

( ) Avalia a ocorrência de diferenças sensoriais estatisticamente significativas entre dois produtos ou mais, que apresentam diferentes características, seja no preparo ou na composição.

( ) Avalia a quantidade, expressa em percentual, de alimentos desperdiçada por motivos como aceitação do cardápio e porcionamento inadequado por parte do comensal.

( ) Avalia atributos como sabor, textura, aroma, cor, dentre outras características quanto à intensidade da qualidade sensorial dos produtos.

( ) Avalia a preferência e, consequentemente, a aceitação dos consumidores por um ou mais produtos. Por meio deste método podem-se realizar o teste de preferência e o teste de aceitação.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A quem se destina o repasse dos recursos federais do PNAE:
Sobre o Atendimento às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com o Art.14 da Lei nº 11.947/2009, qual é o percentual mínimo dos recursos federais do PNAE que deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar:
Indique um dos requisitos fundamentais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para garantir a Segurança Alimentar e Nutricional no país:
O que caracteriza a função social dos alimentos: