Filtrar


Questões por página:
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. As médias de desempenho nessas avaliações, expressas em proficiência, são distribuídas em níveis de desempenho conforme os intervalos a seguir. Imagem associada para resolução da questão

Foram aplicados testes de Português e Matemática em 23.564 estudantes do 9º EF em uma rede estadual de ensino, cujos resultados se apresentaram da seguinte forma:
Imagem associada para resolução da questão

Com base na análise dos dados, analise as afirmativas a seguir.
I. 11.742 estudantes estão com aprendizado abaixo do básico e 54 alunos apresentam o nível avançado de aprendizado em Matemática. Em Português, a quantidade de estudantes nos mesmos níveis, respectivamente, é de 6.030 e 933. II. A média de proficiência observada em Português e Matemática indica que os estudantes se encontram na média no nível adequado de aprendizado. No entanto, a concentração de alunos nos níveis mais baixos é pior em Matemática do que em Português em 24 pontos percentuais. III. 11.824 estudantes possuem proficiência em matemática maior ou igual a 225. Destes 1.628 possuem proficiência entre 300 e 350. IV. 609,8 é a soma das diferenças entre as maiores e menores proficiências em Português e Matemática.
Está correto o que se afirma em
A rede estadual do ensino do Paraná evoluiu todas as suas notas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. Seja em língua portuguesa ou matemática, o desempenho cresceu em todos os anos em que a avaliação é aplicada: 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. As notas médias saltaram de 7,08 para 7,59; de 5,42 para 5,53; e, de 4,46 para 4,85, respectivamente. O crescimento fez o estado manter a 1ª primeira colocação nos anos iniciais do ensino fundamental, a 4ª do ensino médio e o avanço da 3ª posição (empatado com o Rio Grande do Sul) para a 1ª nos anos finais do ensino fundamental, ultrapassando Santa Catarina e Goiás.
(Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Parana-temmelhor-nota-media-do-Saeb-no-Ensino-Fundamental-e-quarta-no-EnsinoMedio. Adaptado.)

Ideb 2019 – o Paraná teve a alta mais expressiva do país(de 0,7) no ensino médio, de 3,7 para 4,4, subindo de sétimo para o quarto lugar no ranking de escolas públicas. No ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), o estado subiu do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional, com a média de 5,1.
(Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Escolasestaduais-com-melhor-desempenho-no-Ideb-sao-homenageadas. Adaptado.)

Considerando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – o Ideb, assinale a afirmativa INCORRETA.

Considere abaixo a descrição dos programas voltados a jovens.


I. Programa voltado a aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio da ampliação do número de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o País e da expansão dos campi existentes, com grande grau de interiorização dos cursos técnicos e tecnológicos.

II . Programa com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior (cursos de graduação e sequenciais de formação específica), a estudantes brasileiros que não possuam recursos suficientes para prosseguirem com seus estudos.

III . Programa criado com o objetivo de ajudar na profissionalização e formação, evitando a evasão escolar e incentivando os jovens a retomarem sua jornada escolar.


I, II e III são programas voltados à juventude, respectivamente:

De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), desde 1990 vêm sendo criados e aplicados exames de âmbito federal, dos quais se destacam o Sistema de Avaliação Básica – Saeb (1994), o Exame Nacional de Ensino Médio – Enem (1998), o Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Enceja (2002), a Prova Brasil (2005), a Provinha Brasil (2007), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Para eles, os instrumentos de avaliação nacional visam a realizações de avaliações em larga escala, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos, para
Observe o gráfico a seguir que apresenta a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB dos anos iniciais da rede estadual do estado do Pernambuco. Sobre o IDEB e as informações apresentadas no gráfico, assinale a afirmativa incorreta.