Filtrar


Questões por página:
De acordo com a cartilha Práticas de profissionais do(a) Psicólogo(a) no campo das DST/aids do Crepop/CFP ano 2009 sobre a prática desenvolvida no dia a dia, ou seja o modos de atuação do psicólogo no que diz respeito a grande diversidade de atividades descritas como de sua responsabilidade é CORRETO afirmar que:
Segundo Callegari et. al. (2014) o diagnóstico de uma doença crônica representa várias alterações, tanto na vida do paciente, quanto de sua família, como mudanças de rotinas, costumes e alterações físicas e psicológicas. A insuficiência renal crônica, por ser uma patologia com altos índices de morbidade e mortalidade, tem se tornado um problema de saúde pública que merece atenção. O paciente renal crônico luta para entender e aceitar sua doença, procurando compreender a origem e seu tratamento. Diante desses motivos, como uma forma de minimizar o sofrimento do processo saúde-doença, a tendência da Psicologia e das ciências da saúde é compreender as limitações do tratamento e olhar para o paciente dentro de uma perspectiva integrativa dos domínios
Diante do aumento da expectativa de vida, a população idosa está exposta a perdas funcionais que se originam do processo de envelhecimento em si, ou do acometimento de enfermidades, tendo a avaliação cognitiva de idosos um importante papel na assistência em saúde dessa população. Quanto ao processo de avaliação cognitiva de idosos, assinale a alternativa correta.
A Psicologia da Saúde ganhou força a partir da década de 1970, impulsionada por uma série de transformações sociais e tendências na área da saúde. Assinale a alternativa que não corresponde a uma dessas tendências.
O COVID-19 impôs à sociedade global, uma nova experiência, o isolamento social. Famílias ficaram “dentro de casa”. Este fato fez com que problemas muitas vezes “trancados em casa” fossem expostos: aumento da violência doméstica, dos divórcios, dos maus tratos às crianças, entre outros. A psicologia familiar pode colaborar neste momento, atuando junto às famílias, porque pode: