Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considerando as dificuldades das famílias em enfrentar os problemas ocasionados pelas transformações econômicas, sociais e culturais ocorridas nos últimos anos, a maioria dos estudiosos na área do serviço social conclui que a instituição familiar está desestruturada, ameaçada, ou, até mesmo, em vias de extinção.
mostrar texto associado
Na perspectiva da divisão sexual do trabalho, tanto a disponibilidade dos diferentes membros da família para o ingresso no mercado quanto as possibilidades de sua absorção por este são definidas pelos valores e papeis atribuídos ao homem, à mulher e aos filhos na família e na produção.
mostrar texto associado
As possibilidades de inclusão dos membros da família no mercado de trabalho são estabelecidas por meio das relações de gênero e dos atuais padrões de absorção da força de trabalho pelo mercado. Assim, como não há troca nem transferência entre seus membros na inserção no mercado de trabalho, os rearranjos familiares nem sempre possibilitam a conservação do padrão e das condições econômicas de uma família.
mostrar texto associado
Os novos padrões de incorporação da força de trabalho pelo mercado, que incidem sobre a reestruturação produtiva, promovem modificações nas possibilidades de emprego por parte dos componentes de uma família e nos novos arranjos de inserção no mercado de trabalho.
mostrar texto associado
Apesar do aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, a divisão sexual do trabalho perdura, na atualidade, por meio da manutenção de funções e setores de atividade que concentram diferencialmente homens e mulheres, tanto no âmbito da família como no mercado.