Filtrar


Questões por página:
No trabalho social com a família, a literatura pertinente aponta que há duas tendências na incorporação da Família no campo da Política Social enquanto seu sujeito destinatário, a saber:
O parágrafo 4º do Art.7º da Portaria de nº 3.088 de 23 de Dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, apresenta as modalidades nas quais os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, estão organizados. “O que atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, podendo também atender pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, conforme a organização da rede de saúde local, indicado para municípios com população acima de setenta mil habitantes”, refere-se ao:
As políticas sociais com centralidade na família no Brasil são apontadas pela literatura crítica no Serviço Social como ainda familistas, apesar dos avanços com a Constituição Federal de 1988 ao instituir a Seguridade Social.

Qual dentre os conceitos abaixo se refere ao familismo?
Conforme Mioto (2010), o trabalho social com famílias é uma competência dos/as assistentes sociais desde a origem da profissão. Mas, após o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, este passou por mudanças significativas no modo de compreender as demandas trazidas pelas famílias e na direção da ação profissional.
Fonte: MIOTO, R. C. T. Família, trabalho com famílias e Serviço Social. Serviço Social em Revista, v.12, n.2, jan/jun 2010.

Marque a alternativa CORRETA sobre este trabalho com famílias no Serviço Social, após o movimento de reconceituação, segundo Mioto (2010).
É considerado objetivo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos voltados para idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social: