Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
As ações sistemáticas relativas ao tratamento e prevenção de drogas, no Brasil, foram redirecionadas, em 2003, com o lançamento da Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas.
mostrar texto associado
A assistência desenvolvida no Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS-ad) tem a abstinência como a única meta possível de ser alcançada na redução de danos causados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas.

A Política Nacional sobre Drogas (PNAD - 2005) e a Lei que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD - 2006) representaram um marco de uma nova etapa na abordagem de assuntos relativos à redução da demanda e da oferta de drogas. Com base nestas regulações pode-se afirmar que houve

O assistente social, atuando no Tribunal de Justiça, identificou que vem crescendo o número de servidores com aumento de consumo de álcool, com repercussão no ambiente de trabalho. Desse modo apresenta uma proposta de intervenção pautada no modelo de redução de danos, considerando que:

I. estratégias simples de redução de danos podem ser incluídas nos programas de prevenção e/ou qualidade de vida, desde que, sejam definidas metas realistas.

II. pode ser praticada de forma responsável e humana, buscando alteração do padrão de consumo excessivo e a eliminação de fatores e comportamento de risco sem qualquer apologia ao uso ou proibição do álcool.

III. no caso de serviço público é proibitivo qualquer tipo de campanha referente à prevenção do uso de álcool e outras drogas.

Está correto o que se afirma em

Os programas de saúde do trabalhador em situação de dependência química estimulam ações pautadas na redução de danos. Seus objetivos estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.