Filtrar
41 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 9
Questões por página:
( ) As proteínas fisicamente se diferenciam das outras frações de nutrientes que constituem um alimento por serem a única molécula orgânica que, em sua composição, apresenta o átomo de hidrogênio.
( ) O processo de desnaturação protéica não altera a funcionalidade das moléculas, promovendo a ativação, o que dificulta a degradação do alimento.
( ) O aminoácido é a unidade funcional da proteína.
Considerando os tipos de alimentos existentes na natureza, aqui classificados de acordo com o critério da nutrição, estabeleça a correta associação entre as classes de nutrientes alimentares listadas na Coluna A e as respectivas funções que elas desempenham no organismo, apresentadas na Coluna B:
COLUNA A
1. Proteínas
2. Carboidratos
3. Lipídios (gorduras)
4. Vitaminas e minerais
COLUNA B
( ) São a principal fonte de energia para o organismo, proporcionando disposição para as atividades diárias. Estão presentes em alimentos como pães, massas, arroz e tubérculos.
( ) Fundamentais para a construção, manutenção e reparação dos tecidos corporais, essas substâncias desempenham papel essencial no crescimento e na regeneração celular. Podem ser encontradas em carnes, ovos, laticínios e leguminosas.
( ) Desempenham funções reguladoras, fortalecendo o sistema imunológico, auxiliando no metabolismo e na manutenção do equilíbrio do organismo. Encontram-se, sobretudo em frutas, hortaliças, laticínios e oleaginosas.
( ) Além de fornecerem energia, atuam na proteção dos órgãos, na regulação da temperatura corporal e na absorção de vitaminas lipossolúveis. São encontrados em óleos vegetais, manteiga, castanhas, sementes e abacate.
Assinale a alternativa que contém a sequência da correta correlação:
Julgue o item a seguir.
Uma das características da desnutrição proteico-calórica do tipo marasmo é a presença de edema, cabelos anormalmente loiros, ralos e quebradiços.
I- Transferência de nitrogênio entre órgãos. II- Destoxificação de amônia. III- Fornecimento de energia para células de rápida proliferação, como enterócitos e células do sistema imune. IV- Fornecimento de energia aos fibroblastos, aumentando a síntese de colágeno. V- Elevação da resistência às infecções por aumento da função fagocitária.