Filtrar


Questões por página:
Estudadas pela parasitologia, temos abaixo exemplo de quais doenças:
(Concurso Milagres/2018) Um pesquisador de Limnologia de uma Universidade no interior do Ceará coletou 90 mL de água de uma poça do Riacho dos Porcos no município de Milagres, Ceará, na qual havia alguns exemplares de Euglena sp. A amostra foi dividida em três, todas de igual volume (30 mL). Na amostra 1, o pesquisador acrescentou água destilada. Na amostra 2 acrescentou alguns miligramas de cloreto de sódio e na amostra 3, um pouco mais de água proveniente do riacho. O pesquisador registrou a atividade dos vacúolos pulsáteis (ou contráteis) dos indivíduos de Euglena sp. de cada uma das amostras, e obteve as curvas representadas no gráfico: 
Pode-se dizer que as curvas I, II e III correspondem, respectivamente, às amostras:
As Leishmanioses são doenças prevalentes e negligenciadas que acometem as populações mais pobres de diversos países, em especial países pobres ou em desenvolvimento. O agente etiológico das Leishmanioses é o protozoário Leishmania spp. um parasito intracelular obrigatório que se desenvolve no interior de macrófagos no hospedeiro vertebrado. No processo de infecção da célula hospedeira, várias moléculas relacionadas à Leishmania secretadas ou expressas na superfície do parasito estão envolvidas na inativação das funções dos macrófagos através da alteração da sinalização celular. Nesse contexto, marque a alternativa que apresenta uma metaloprotease de zinco considerada como um dos principais fatores de virulência de Leishmania sp.:
Os tripomastigotas de T. brucei, são formas extracelulares alongadas, de aproximadamente 10 a 40 µm de comprimento, com um citoesqueleto composto por microtúbulos subpeliculares. O ATP produzido pelas formas tripomastigotas de T. brucei é de origem exclusivamente glicolítica. Essa produção ocorre devido:
Que nome se dá ao reino ao qual pertencem os ameboides?