Filtrar


Questões por página:
É como vetores de agentes patogênicos, vírus, bactérias e protozoários ou helmintos parasitas que os artrópodes têm maior importância médica. Com efeito, as doenças de transmissão vetorial – ou doenças transmitidas por vetores (DTV) – têm assumido importância crescente no contexto atual. Estas encontram-se em plena ordem do dia, em emergência ou reemergência, quer nas regiões tropicais e países de baixa ou média renda, onde tão grande fardo continuam a exercer sobre os sistemas de saúde, quer nos países considerados desenvolvidos, assumindo uma dimensão global. Cada um dos seguintes agentes patogênicos é transmitido por artrópodes, exceto:
Protozoários são micro-organismos unicelulares e eucariontes, e a maioria apresenta vida livre e aquática, no entanto, algumas espécies parasitam o Homem. Assinale a alternativa que apresenta um protozoário sanguíneo e tecidual de importância médica.

Os principais microrganismos responsáveis por infecções do trato urinário em pessoas atendidas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Macapá, no período de 2009 a 2012, foram: Escherichia coli, Staphylococcus sp., Acinetobacter baumanii e Candida albicans.

Entre os organismos citados,

As algas, na classificação tradicional, são distribuídas em mais de uma dezena de filos, que se distinguem por várias características como, por exemplo, o tipo de clorofila, pela organização celular, pelas substâncias de reserva, pela reprodução, pelos componentes da parede celular etc. Há um tipo de alga cujas células são revestidas por uma carapaça de dióxido de silício (siO2) que confere a muitas delas um aspecto brilhante e iridescente. Essas algas são conhecidas como:
As algas pardas macroscópicas são comumente encontradas nas praias e apresentam talos que lembram caules e folhas de plantas. As típicas dos mares tropicais pertencem ao gênero Sargassum e estão presentes no seguinte filo: