Filtrar


Questões por página:
Analise as seguintes afirmativas sobre a abordagem clínica da família, a partir da teoria psicanalítica e da terapia familiar - comumente conhecida como terapia ou teoria sistêmica - e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) De acordo com a literatura psicanalítica, os sintomas apresentados pelas crianças geralmente se relacionam aos sintomas do par parental, o que explica o fato de que muitas vezes os pais retiram as crianças do tratamento analítico quando elas modificam suas posições subjetivas e interferem nas respostas sintomáticas do casal.

( ) Apesar de ter sido criada com os fundamentos da clínica individual, alguns autores propõem que a psicanálise possa ser utilizada para o atendimento clínico de famílias. A maioria desses autores, no entanto, diferencia a prática clínica individual da prática clínica com famílias, afirmando que os atendimentos com famílias possuem limites e possibilidades de intervenção muito diferentes daqueles que a clínica individual permite, pois, o manejo da situação clínica e,consequentemente, o trabalho com a transferência não correspondem estritamente ao método próprio à psicanálise.

( ) Uma das bases epistemológicas do campo clínico conhecido como terapia familiar é fornecida pelo modelo cibernético, que é o estudo dos mecanismos de feedback em sistemas que se autorregulam, pois tal modelo é uma metáfora útil para descrever como as famílias mantêm sua estabilidade.

( ) A teoria geral dos sistemas influenciou de forma decisiva a prática da terapia familiar ao permitir compreender a organização familiar como um sistema complexo, ou seja, em termos clínicos, a ênfase se desloca do indivíduo para as relações que constituem o grupo familiar e que o mantém em homeostase, com poucas e raras interações com o ambiente exterior e outros sistemas, permitindo a absorção e integração de novos elementos em apenas algumas situações cujas circunstâncias são bastante específicas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

Sigmund Freud assinalou que as transferências do analisante cristalizam-se, durante o tratamento, na neurose de
No pensamento freudiano são apresentadas algumas etapas de desenvolvimento. A que marca um intervalo na evolução da sexualidade, observando-se, deste ponto de vista, uma diminuição das atividades sexuais, a dessexualização das relações de objeto e dos sentimentos (especialmente a predominância de ternura sobre os desejos sexuais), o aparecimento de sentimentos como o pudor ou a repugnância e de aspirações morais e estéticas, corresponde
mostrar texto associado
A inserção de um terceiro na díade criança-mãe marca a entrada no simbólico. É a inscrição da metáfora paterna que permite que o sujeito entre na linguagem e articule sua cadeia significante, passando a fazer parte, assim, da cultura. A forclusão desse significante corresponde à abolição da lei simbólica, o que coloca à mostra todo o sistema do significante. Essa estrutura clínica descrita refere-se a
mostrar texto associado
De acordo com a teoria psicanalítica formulada por Sigmund Freud e revisitada por Jacques Lacan, a castração poderia ser considerada o ponto nodal de toda estruturação psíquica do sujeito. Com relação às contribuições de Freud e de Lacan referentes às estruturas clínicas, assinale a opção correta.