Filtrar


Questões por página:

A entrevista psicológica é uma ferramenta importante em diferentes áreas e momentos de atuação do profissional da psicologia. Uma das finalidades dessa entrevista é propiciar a compreensão do motivo do psicodiagnóstico, auxiliando o planejamento dos procedimentos de avaliação requeridos nesse processo, sobretudo por meio das entrevistas iniciais. A respeito das entrevistas iniciais, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode seguir diferentes modelos e mesmo na forma livre deve ter algum tipo de direcionamento por parte do avaliador.

II. Trata-se de um tipo de entrevista em que o paciente é quem constrói a forma como as informações são trazidas; primeiramente definindo dados e sinalizando quais outros serão inseridos no contexto de avaliação.

III. Na modalidade semiestruturada é importante ter em mente os temas pretendidos como a abordagem do paciente, posto que a ideia é que a entrevista possa envolver questões que se mostrem relevantes para o entendimento do caso e o delineamento das etapas posteriores do processo psicodiagnóstico.

IV. As entrevistas de livre estruturação guiam o curso das informações fornecidas pelo paciente; esse tipo de entrevista se inicia com questionamentos acerca do motivo da busca ou do encaminhamento pelo atendimento e, como isso, é possível encaminhar e direcionar as demais perguntas.

Estão corretas apenas as afirmativas

O campo da avaliação psicológica abarca hoje uma pluralidade de práticas diagnósticas que podem recorrer a instrumentos estruturados e padronizados, e a outras técnicas e procedimentos menos estruturados. Dentre elas destaca-se o(a):
Os Testes Psicológicos são métodos ou técnicas de uso privativo do psicólogo. Para que possam ser reconhecidos como testes psicológicos em condições de uso deverão atender aos requisitos técnicos e científicos, e aos seguintes requisitos éticos e de defesa dos direitos humanos:

Sobre o psicodiagnóstico, analise as assertivas abaixo.


I É um processo científico de duração não previsível, que visa a descrever, analisar e compreender a personalidade do paciente ou do grupo familiar.

II É uma prática científica avaliativa que objetiva investigar os aspectos pretéritos, presentes e futuros da personalidade do avaliando.

II É uma modalidade de avaliação psicológica na qual o uso de testes psicológicos se torna uma ferramenta necessária que permite estudar o avaliando por meio de todas as vias de comunicação.

IV É um processo científico que utiliza testes psicológicos para identificar e avaliar aspectos específicos, classificar o caso e prever seu curso possível.


Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s)

O psicodiagnóstico é um processo de avaliação psicológica anterior à maior parte das estratégias terapêuticas. Em sua operacionalização, devem ser considerados comportamentos específicos do psicólogo enquanto avaliador e as etapas para a realização do diagnóstico. Utilizando um modelo psicológico de natureza clínica, podemos apontar como um dos passos ou etapas do diagnóstico