Filtrar


Questões por página:
Pacientes que não têm crises epiléticas são comumente medicados com drogas anticonvulsivantes, como a Carbamazepina ou o Ácido Valproico, porque tais drogas possuem ação
De 2017 até 2020 aumento em 121,5% a compra do medicamento zolpidem pela população brasileira. Esse é um medicamento de tratamento de curta-duração para casos de insônia. Alguns psiquiatras apontam que os casos de insônia tem sido mal diagnosticados, o que leva ao uso indevido de medicamentos para dormir. Leia as sentenças abaixo e assinale corretamente a alternativa que abrange aquelas que são corretas:
I. A dificuldade de permanecer adormecido ou de acordar e não conseguir voltar a dormir são sintomas de insônia.
II. Para diagnosticar com insônia, há que haver ocorrência de episódios 3 vezes por semana durante pelo menos 3 meses.
III. A questão de gênero influencia na incidência da insônia.
O National Institute of Drug Abuse (NIDA) desenvolveu alguns princípios que norteiam os profissionais que trabalham na área de toxicodependência, dentre eles está/estão:
Numere a coluna B pela coluna A, relacionando corretamente a classificação dos fármacos com suas funções.
COLUNA A
I. Antidepressivos. II. Ansiolíticos. III. Antipsicóticos. IV. Estabilizadores de Humor.
COLUNA B
( ) Alívio dos sintomas esquizofrênicos. ( ) Produzem vigília e euforia. ( ) Alívio dos sintomas depressivos. ( ) Causam sono e reduzem a ansiedade.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
“Fármaco utilizado na época como anestésico, objetivando controlar os surtos dos pacientes. Inicialmente houve um alívio de sintomas psicóticos (alucinações e delírios), principalmente decorrentes da esquizofrenia. Em razão de suas propriedades antipsicóticas tomou rapidamente o lugar de terapias comuns da década de 1950, substituindo os tratamentos de choque e de eletrochoque. A descoberta desse fármaco também levou à redução do uso do primeiro procedimento cirúrgico da época, a lobotomia, utilizada no tratamento de distúrbios psiquiátricos, mas causador de graves efeitos colaterais como infecções e letargia nos pacientes que eram submetidos ao procedimento”. A sentença se refere à/ao