Filtrar


Questões por página:
Um dos objetivos da Psicologia da Educação é compreender o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir para o seu desenvolvimento, tendo como foco o trabalho do professor. Para Gusi (2020): “A evolução da educação trouxe abordagens que, cada qual ao seu tempo, contribuíram para o aprimoramento da aprendizagem dos indivíduos. É relevante observar que a evolução das condutas e estratégias na educação está vinculada ao olhar sobre o mundo social, seus ideais e cultura.” (GUSI,2020, p.10).
Analise as afirmativas abaixo levando em consideração a citação de Gusi (2020):

I. A abordagem tradicional espera do professor uma postura vertical com seus alunos. O seu papel é transmitir os conteúdos para os alunos. Esses devem repetir o conteúdo apresentado.
II. A abordagem humanística não vê o professor como um facilitador da aprendizagem pois ele não tem liberdade de desenvolver seu próprio repertório de estratégias de ensino.
III. A abordagem tecnicista considera o professor como um planejador e analista dos resultados de objetivos propostos com postura racionalista e determinista.

Assinale a alternativa correta:
A Psicologia da Educação, entendida como uma subárea de conhecimento da Psicologia, tem uma importante função: a produção de saberes que dizem respeito aos fenômenos psicológicos que constituem o processo educativo. Nesse sentido, Coelho (2014) afirma que: “Para o educador, essa questão é essencial: compreender os processos de desenvolvimento e aprendizado significa compreender os elementos e as ações que favorecem esses processos e que contribuem para o bom desempenho do próprio educador em sala de aula e em sua interação com o aluno”. (COELHO,2014, p.72)
Levando-se em consideração o texto do autor, analise as afirmativas abaixo:

I. Na perspectiva Cognitivista-construtivista, a criança aprende pelo desequilíbrio. Dessa forma, ela busca solucionar os problemas para voltar ao equilíbrio mental. O seu desenvolvimento cognitivo acompanha a sua maturação.
II. Na perspectiva Histórico-filosófica, a criança aprende a partir do desenvolvimento integral de seu potencial físico, emocional e intelectual. O seu desenvolvimento ocorre a partir de fases que integram novas e antigas ações e formas de pensar.
III. Na perspectiva Sociointeracionista, a criança aprende mantendo contato com pessoas experientes. Essas pessoas oferecem apoio na realização de tarefas. Portanto, o seu desenvolvimento se dá pela interação social.

Assinale a alternativa correta:
mostrar texto associado
O sucesso de uma educação inclusiva para alunos que apresentem transtornos ou comprometimentos mentais está relacionado a orientações como: atenção aos resultados finais; promoção de um ensino que seja completamente diferente; não realização de atividades que envolvam abstração; e, sobretudo, realização de trabalhos em grupo, integrando‐os aos que apresentem maiores dificuldades.
mostrar texto associado
Alunos que apresentem transtornos diagnosticados devem ter a identificação das necessidades educacionais realizada diretamente com os professores das turmas onde forem inseridos, que estarão em interação constante com eles, devendo prever e preparar, de imediato, uma proposta de intervenção.
mostrar texto associado
No caso de deficiências físicas, uma escola inclusiva deve assegurar adaptações arquitetônicas (desobstrução de barreiras ambientais), atitudinais (eliminação de preconceitos), comunicacionais (sinalização), metodológicas (adequação de métodos pedagógicos), instrumentais (recursos e equipamentos) e pragmáticas (amparo legal vigente).