Filtrar


Questões por página:
O processo de intervenção para o Transtorno Específico de Aprendizagem (TEAp) deve ser personalizado e multidisciplinar e de acordo com as particularidades de cada indivíduo (Araújo, Silva, & Seabra,2022). Analise as assertivas, considerando o processo de intervenção.

I. Pressupõe-se que haja o engajamento e a integração da família com a escola e com os terapeutas.
II. Deve ser elaborado com base em objetivos e metas claros.
III. Deve considerar o potencial e as competências da criança.
IV. Busca promover estratégias distantes das de metacognição.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Visualizar Questão Comentada
Holanda e Gomes (2021) afirmam que a psicologia tem uma grande responsabilidade no que se refere à promoção de inclusão no contexto escolar.
Marque a alternativa que contempla uma afirmação de Martinez (2009), nessa perspectiva.
Visualizar Questão Comentada
Segundo Marinho-Araújo (2014), a proposta de atuação, caracterizando-se por uma intervenção dinâmica, participativa e sistemática, na instituição escolar, é ancorada em quatro grandes dimensões.
Marque a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
Dias, Trevisan e Seabra (2019) afirmam que, na abordagem cognitiva da compreensão leitora, as habilidades de reconhecimento de palavras, ao lado de outras como fluência de leitura e vocabulário, por exemplo, são processos de baixa ordem. Esse modelo considera que tais processos, embora necessários, não são suficientes para a competência leitora e aponta que é papel fundamental dos processos de alta ordem a compreensão leitora.
Marque a alternativa que apresenta o que se destaca, dentre esses processos.
Visualizar Questão Comentada
Questão Anulada
No âmbito escolar, a prática do bullying vem preocupando alunos, pais e professores, assim como a sociedade de maneira geral, devido aos danos que este tipo de violência vem causando na saúde e nas relações sociais de crianças e de adolescentes envolvidos (Alcantara, et al.,2019). Nesse contexto, analise as assertivas, considerando o papel do psicólogo escolar.

I. Apresentar ações de enfrentamento do bullying, com o apoio de profissionais de diversas áreas do conhecimento.
II. Explicar que, normalmente, o bullying ocorre em uma relação desigual de poder, sendo que a pessoa que sofre tal violência fica em situação de desvantagem, não conseguindo se defender.
III. Intervir junto aos conselhos tutelares para que minimizem os efeitos do bullying.
IV. Apresentar estudos que indicam que o bullying não afeta negativamente a saúde, a qualidade de vida, o desenvolvimento psicossocial e o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes e, por isso, o psicólogo não deve se preocupar com essas questões.

Assinale a alternativa que contem todos os itens corretos.