Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Alguns estudos apontam que a população adolescente é considerada a mais saudável por apresentar baixas taxas de mortalidade por morbidade ao ser comparada com as demais faixas etárias. Olhando para o contexto escolar e as dificuldades que envolvem especificamente a manutenção do adolescente de classe socioeconômica baixa na escola, tem-se a indicação de utilizar a educação como mecanismo de mobilidade social, eliminando os fatores que dificultam o aproveitamento escolar, garantindo a frequência à escola e ao ensino de boa qualidade. Algumas dessas medidas podem ser sintetizadas como: disponibilização de informações acerca de métodos anticoncepcionais; ações de prevenção à violência e a prevenção ao uso de drogas. Assim, para que essas medidas sejam efetivas e praticáveis, é necessário conhecer apenas o funcionamento grupal desses adolescentes para que ações efetivas possam beneficiar essa população, já que a unidade grupal nesse contexto é responsável pelos direcionamentos acerca da proteção e promoção da qualidade de vida na adolescência.
mostrar texto associado
Considere uma situação hipotética em que várias alunas de uma determinada escola tiveram suas redes sociais invadidas com fotos modificadas e sexualizadas, além de receberem ameaças acerca da divulgação delas na internet. Infelizmente, algumas dessas jovens chegaram a tentar suicídio, até que uma delas realizou de imediato os prints das fotos encaminhadas, rastreou os contatos do agressor, identificou uma rede de meninos “INCEL”, todos os alunos do mesmo colégio e buscou a direção da escola para que providências fossem tomadas. Sendo esse tipo de violência classificada no Código Penal Brasileiro e todos os envolvidos menores de idade, é verdadeiro afirmar que a expulsão da escola de todos os agressores envolvidos pode ser compreendida como pena máxima a ser aplicada a esses jovens.

Julgue o item a seguir.


O olhar do psicopedagogo para as dificuldades de aprendizagem do sujeito necessita partir de uma leitura ampla, contextualizada, integrada em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, familiares e motores. Um olhar que permita levantar hipóteses, formular desafios, buscar verdadeiras causas dessas dificuldades, para só assim poder delineá-las e intervir sobre elas por meio de uma perspectiva mais promissora. Sendo assim, a observação não é considerada como um método de avaliação psicopedagógica eficaz para a coleta de informações e diagnóstico.

Julgue o item a seguir.


Para os teóricos, as oficinas psicopedagógicas são exclusivamente lugares de compartilhamento de conhecimentos e não devem ser utilizadas para práticas psicopedagógicas de avaliação e intervenção, uma vez que, diferente do processo de diagnóstico terapêutico, as oficinas não requerem um roteiro de planejamento para sua aplicação.

Julgue o item a seguir.


O Psicopedagogo institucional dá assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para melhoria das condições do processo de ensinoaprendizagem, assim como para prevenção dos problemas de aprendizagem.