Questões de Concurso
Filtrar
260 Questões de concurso encontradas
Página 24 de 52
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cajazeiras - PB
Disciplina:
Psicologia
A importância do profissional de psicologia, como um atuante no contexto da inclusão escolar favorece a discussão e organização da escolarização destes sujeitos, as batalhas sociais e familiares, para poder assim, chegar a uma educação na perspectiva inclusiva.
Sobre o processo de inclusão, analise os elementos da ilustração e atribua a sua representação:

Sobre o processo de inclusão, analise os elementos da ilustração e atribua a sua representação:

Concurso:
Prefeitura Municipal de Cajazeiras - PB
Disciplina:
Psicologia
A aprendizagem não é a mera repetição da informação e não resulta unicamente do processo de memorização. Para que ela ocorra estão envolvidos “o uso e o desenvolvimento de todos os poderes, capacidades, potencialidades do homem, tanto física quanto mentais e afetivas.
Considerando as concepções de aprendizagens, analise a tirinha e assinale a alternativa CORRETA:

Considerando as concepções de aprendizagens, analise a tirinha e assinale a alternativa CORRETA:

Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Psicologia
Sobre a abordagem psicopedagógica clínica, analise os itens a seguir:
I. O indivíduo em processo de aprendizagem que apresenta dificuldades no aprender pode estar desenvolvendo um mecanismo único para suportar as alterações de sua história emocional. Assim, pode-se entender o fracasso como sendo um sintoma escolar (segundo a autora), ou seja, um tipo de obstáculo no aprender que desenvolve uma interseção de aspectos sociais, culturais, familiares, orgânicos, pedagógicos, como também fatores afetivos e intrapsíquicos.
II. No processo de aprendizagem, o sujeito aprendente está em contato com os recursos cognitivos, mas não somente estes, e não somente mentais. Estão em contato também com a sua história afetiva desejante, sua corporeidade, sua estrutura orgânica, suas relações com os colegas e professores.
III. O problema de aprendizagem não se origina na estrutura individual. O sintoma se funde em uma rede particular de vínculos familiares, que se entrecruzam com uma também particular estrutura individual. Esta condição interna de aprendizagem está ligada à história pessoal e familiar do sujeito aprendente. O não aprender por parte do aluno tem a ver com aspectos afetivo-relacionais vivenciados e que afetam a construção do conhecimento.
IV. Muitas vezes, o fracasso escolar pode intervir como fator desencadeante de um problema de aprendizagem que, de outro modo, não teria aparecido.
Está(ão) CORRETA(S):
I. O indivíduo em processo de aprendizagem que apresenta dificuldades no aprender pode estar desenvolvendo um mecanismo único para suportar as alterações de sua história emocional. Assim, pode-se entender o fracasso como sendo um sintoma escolar (segundo a autora), ou seja, um tipo de obstáculo no aprender que desenvolve uma interseção de aspectos sociais, culturais, familiares, orgânicos, pedagógicos, como também fatores afetivos e intrapsíquicos.
II. No processo de aprendizagem, o sujeito aprendente está em contato com os recursos cognitivos, mas não somente estes, e não somente mentais. Estão em contato também com a sua história afetiva desejante, sua corporeidade, sua estrutura orgânica, suas relações com os colegas e professores.
III. O problema de aprendizagem não se origina na estrutura individual. O sintoma se funde em uma rede particular de vínculos familiares, que se entrecruzam com uma também particular estrutura individual. Esta condição interna de aprendizagem está ligada à história pessoal e familiar do sujeito aprendente. O não aprender por parte do aluno tem a ver com aspectos afetivo-relacionais vivenciados e que afetam a construção do conhecimento.
IV. Muitas vezes, o fracasso escolar pode intervir como fator desencadeante de um problema de aprendizagem que, de outro modo, não teria aparecido.
Está(ão) CORRETA(S):
Disciplina:
Psicologia
São responsabilidades do Psicólogo que trabalha na área de educação: efetuar diagnósticos de pacientes e crianças em idades pré-escolar, detectando problemas na área de psicomotricidade, disfunções cerebrais mínimas, disritmias e outros distúrbios psíquicos; propor soluções convenientes para problemas de desajustamento escolar, profissional e social; manter-se atualizado nas novas técnicas utilizadas pela psicologia. Pensando nessas atividades, marque a alternativa verdadeira que indica uma das principais técnicas utilizadas para representação de famílias.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cunha Porã - SC
Disciplina:
Psicologia
O que é uma disciplina? Segundo Palmade (1979), uma disciplina é um conjunto específico de conhecimentos que tem suas características próprias no terreno do ensino, da formação, dos mecanismos, dos métodos e dos materiais.
A esse respeito, assinale a alternativa correta no que tange à interdisciplinaridade.
A esse respeito, assinale a alternativa correta no que tange à interdisciplinaridade.