Filtrar


Questões por página:
Segundo Piaget, a aprendizagem é fruto das relações que o indivíduo estabelece com o mundo. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 04.


Utilizar o princípio dos pequenos passos e especificar com muita clareza o que se espera do aluno (especialmente tornar claro para ele próprio, antes que para a instituição ou para meros formulários) são providências que podem reduzir a probabilidade de que educando e professor errem demasiada e desnecessariamente, produzindo frustrações que inibem a motivação geral para novas tentativas de aprendizagem.


Fonte: CARRARA, Kester (org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp,2004


O excerto acima faz parte de uma análise feita a partir de uma das abordagens teóricas que compõem a Psicologia. Nesse caso, uma abordagem em relação ao processo de aprendizagem. É possível afirmar que esse trecho se refere ao (à)

Segundo Pain (1992), problemas de aprendizagem podem ser considerados sintomas ou sinais de descompensação.


Nesse contexto, o seu diagnóstico está constituído pelo seu significado. Os fatores fundamentais a serem levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem são, EXCETO:

No Brasil, a atuação da psicóloga escolar se desenvolveu historicamente a partir de práticas centradas na psicometria e na realização de intervenções clínicas individuais. Nesse contexto, o trabalho da Psicologia tinha como objetivo resolver o fracasso escolar. Considerando os avanços teórico-metodológicos e técnico-científicos da atuação da Psicologia no espaço escolar, marque a afirmativa INCORRETA.
A escola, como instituição na qual os conhecimentos acumulados pela humanidade são ensinados às novas gerações, é atravessada por múltiplos determinantes sociais e concepções que condicionam os processos psicossociais e de aprendizagem. Nesse sentido, analise as afirmativas.


I. A teoria da carência cultural, de base materialista histórico-dialética, afirma que aquele que não tem estimulação cultural suficiente, em geral os mais pobres, tem dificuldade de aprendizagem posterior, pois entra na escola defasado.
II. A educação, além de formar conceitos, ensina formas de entender o mundo e, portanto, formas de reagir a ele, de tal maneira que pode contribuir para formar indivíduos submissos e/ou indivíduos livres, de acordo com a intencionalidade (às vezes oculta) de quem estrutura o sistema de ensino, os planos e as formas de ensino.
III. A educação forma o arcabouço teórico do indivíduo e, portanto, tem pouca influência sobre a práxis do sujeito.


Está correto o que se afirma em