Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que define a importância do Psicólogo na escola.
Visualizar Questão Comentada
Assinale a alternativa que corresponde a Psicologia da Aprendizagem Escolar, onde indica de forma correta o conceito de Bom Ensino:
Visualizar Questão Comentada
Um dos desafios que os professores enfrentam é manter os alunos interessados e atuantes no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, Maria Helena, psicóloga escolar, buscou trabalhar a construção de metodologias a serem utilizadas em sala de aula, que levam em consideração a motivação juntamente com os professores. Tendo em vista a relação entre motivação e educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A teoria da autodeterminação evidencia dois tipos de motivação: intrínseca e extrínseca. A primeira é considerada uma tendência inerente ao ser humano para buscar novidades e desafios, ampliar e exercitar suas capacidades, explorar e aprender. A segunda está vinculada a comportamentos desencadeados com o objetivo de obter algum ganho ou recompensa sem necessariamente guardar relação com a atividade-fim.

II. Para a teoria da autodeterminação, a motivação intrínseca e extrínseca são antagônicas, sendo a autodeterminação orientada pela motivação intrínseca.

III. Caso as atividades propostas no âmbito escolar não apresentem um atrativo natural, que permita aos alunos realizarem o que lhes é proposto com interesse e entusiasmo, elas não serão realizadas de modo espontâneo por grande parte dos alunos, sendo, provavelmente, realizadas a partir de motivos extrínsecos.

IV. O papel do professor é atuar como um mediador entre aluno e conhecimento, assumindo a tarefa de criar um ambiente de aprendizagem que favoreça a autonomia e o envolvimento interpessoal, ao invés de criar um ambiente altamente controlador.


Está correto o que se afirma apenas em
Visualizar Questão Comentada
Carlos Eduardo, especialista em psicologia escolar e educacional, trabalha em uma escola de ensino fundamental da rede municipal. Entre as ações que ele planejou para a formação continuada dos professores, uma foi a discussão sobre a relação personalidade x desenvolvimento x aprendizagem. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. No âmbito da psicologia escolar, a avaliação da personalidade tem objetivos diferentes de outras áreas da psicologia. No contexto educacional, uma avaliação de personalidade se volta para identificar causas possíveis para explicar problemas de aprendizagem, por exemplo.

II. O desenvolvimento da criança e do adolescente na perspectiva de Piaget se dá a partir da experiência, que pode ser física e lógico-matemática, sendo que a ação pode modificar ou transformar os objetos.

III. O estágio de desenvolvimento sensório-motor; a atividade representativa egocêntrica e suas duas fases; a atividade representativa operatória; e o caráter ativo que sustenta o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança e do adolescente contribuem para uma pedagogia ativa.

IV. A partir da compreensão do desenvolvimento proposto por Piaget, para que ocorra a aprendizagem da criança e do adolescente, é necessário que exista a interação entre sujeito e objeto, uma vez que o conhecimento não está pronto e acabado e só pode ser elaborado por meio de uma construção contínua.


Está correto o que se afirma em
Visualizar Questão Comentada
A trajetória da psicologia escolar pode ser remontada a partir do século XIX e, ao longo do tempo, sofreu mudanças quanto à sua concepção e formas de atuação. Considerando o desenvolvimento da psicologia escolar no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. No Brasil, até a metade do século XX, a psicologia escolar inicialmente se configurou como um campo de aplicação na medicina e na educação, possuindo um caráter clínico, com enfoque psicométrico e classificatório no tratamento dos problemas de aprendizagem.

II. A partir dos anos de 1980, o papel do psicólogo escolar começa a ser criticado, trazendo a discussão sobre os problemas de aprendizagem não mais como um problema individual, mas como um fenômeno complexo, que requer ser compreendido dentro de um contexto social, histórico, econômico e político.

III. Um importante marco para a psicologia escolar no Brasil foi a criação da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, no final dos anos de 1980 e início de 1990, e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, em especial pela atuação do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar: pesquisa, formação e prática. Tais espaços têm contribuído para reflexões sobre a identidade do psicólogo escolar, das possibilidades de atuação em espaços educacionais, entre outras.

IV. Apesar dos avanços sobre a atuação do psicólogo escolar, incluindo sua atuação institucional e participação na formação de professores, a participação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola não está incluída.

Está correto o que se afirma em
Visualizar Questão Comentada