Filtrar


Questões por página:
De acordo com a teoria de aprendizagem, na perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, assinale a alternativa incorreta com relação à linguagem.
Visualizar Questão Comentada
Segundo Piaget, a aprendizagem é fruto das relações que o indivíduo estabelece com o mundo. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
Visualizar Questão Comentada

INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 04.


Utilizar o princípio dos pequenos passos e especificar com muita clareza o que se espera do aluno (especialmente tornar claro para ele próprio, antes que para a instituição ou para meros formulários) são providências que podem reduzir a probabilidade de que educando e professor errem demasiada e desnecessariamente, produzindo frustrações que inibem a motivação geral para novas tentativas de aprendizagem.


Fonte: CARRARA, Kester (org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp,2004


O excerto acima faz parte de uma análise feita a partir de uma das abordagens teóricas que compõem a Psicologia. Nesse caso, uma abordagem em relação ao processo de aprendizagem. É possível afirmar que esse trecho se refere ao (à)

Visualizar Questão Comentada

Segundo Pain (1992), problemas de aprendizagem podem ser considerados sintomas ou sinais de descompensação.


Nesse contexto, o seu diagnóstico está constituído pelo seu significado. Os fatores fundamentais a serem levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem são, EXCETO:

No Brasil, a atuação da psicóloga escolar se desenvolveu historicamente a partir de práticas centradas na psicometria e na realização de intervenções clínicas individuais. Nesse contexto, o trabalho da Psicologia tinha como objetivo resolver o fracasso escolar. Considerando os avanços teórico-metodológicos e técnico-científicos da atuação da Psicologia no espaço escolar, marque a afirmativa INCORRETA.
Visualizar Questão Comentada