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Duas das principais dificuldades encontradas no cotidiano escolar são o chamado fracasso e a evasão escolar, questões que estão intimamente ligadas. Em relação a essas dificuldades, assinale a afirmativa correta.
Ana é psicóloga escolar do município, e lhe foi encaminhado para atendimento o adolescente Paulo,15 anos, negro, com a queixa de que estaria sofrendo bullying por parte dos colegas da sala, e que não conseguia reagir frente às agressões. No primeiro atendimento, Paulo demonstrou ser um adolescente bastante inteligente, perspicaz, afetivo e sensível. Relatou não possuir qualquer dificuldade de aprendizagem, e que as situações de agressão por parte dos colegas de sala se devem ao fato de ele ser gay, praticante de uma religião de matriz africana, e de preferir andar com as meninas, em vez dos meninos. No presente caso, considere intervenções possíveis de serem efetivadas por Ana.


I. Realizar o atendimento individual de Paulo, acolhendo seu sofrimento psíquico e atuando no sentido de seu fortalecimento pessoal e de tomada de consciência com relação às situações de preconceito decorrentes de seu pertencimento étnico, religioso e de sua orientação sexual.
II. Ações na escola, com orientação à equipe gestora no sentido de esta explicitar e enfrentar as questões de gênero, racismo e homofobia, bem como atividades de grupo com a turma de Paulo, visando trabalhar a diversidade.
III. Plantão psicológico para acolher outras eventuais situações de discriminação nessa unidade escolar, bem como ações de conscientização com toda a comunidade da escola.


São intervenções adequadas ao caso descrito:
A centralidade da instituição escolar na formação dos indivíduos, incluindo sua identidade, valores e senso de pertencimento social, pode ser evidenciada no fato de esta ser uma das primeiras instituições sociais na qual a criança se insere, para além da família. Ao analisar a escola como instituição, é INCORRETO afirmar:
Melissa é uma aluna da educação básica, que foi encaminhada à psicóloga escolar em virtude dos múltiplos problemas que vem apresentando na escola. A aluna se senta ao fundo da sala, muitas vezes encolhida na carteira, não conversa com nenhum colega, não participa das brincadeiras nos intervalos e não possui amigos, indicando retraimento social. Melissa também possui atraso na aprendizagem, apesar de ser bastante esforçada, prestar muita atenção e se dedicar às tarefas em sala de aula – a lição de casa nunca é feita. É preciso assinalar que, muitas vezes, a criança vem para a escola apresentando sujidade e odor de urina, e sempre com a mesma roupa. A mãe já foi chamada e relatou ser mãe solo, ter seis filhos, e trabalhar nos três turnos para conseguir alimentar minimamente as crianças. Também relata morar em uma peça alugada, a qual não possui banheiro, cozinha, sala e nem área de lavanderia, e que higieniza as roupas das seis crianças na pia de um banheiro comum, colocando atrás da geladeira à noite, para que a roupa possa ser usada no dia seguinte pelos filhos. Tendo conhecimento dessas informações, a psicóloga escolar deve
Imersa em uma sociedade capitalista, a Psicologia no contexto escolar brasileiro deverá considerar como eixo de suas práticas interventivas transformadoras: