Questões de Concurso
Filtrar
260 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 52
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Presidente Kubitschek - MG
Disciplina:
Psicologia
Destaca-se que a Psicologia, como ciência de fundamentos da Educação, tem papel relevante na inclusão justamente pela compreensão do desenvolvimento humano de forma geral, e, de forma específica do indivíduo.
Assim, é CORRETO afirmar que, dentre algumas intervenções que o Psicólogo Escolar pode fazer, inclui-se (incluem-se):
Assim, é CORRETO afirmar que, dentre algumas intervenções que o Psicólogo Escolar pode fazer, inclui-se (incluem-se):
Concurso:
Prefeitura de Presidente Kubitschek - MG
Disciplina:
Psicologia
Para Bock (2004, p.153), et al. “A abordagem cognitivista diferencia a aprendizagem mecânica da aprendizagem significativa”.
Fonte: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia.13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva,2004.368 p. ISBN: 8502029002.
Diante disso, analise as assertivas a seguir.
I- a aprendizagem mecânica refere-se à aprendizagem de novas informações, com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva.
II- a aprendizagem mecânica é aquela com significado de visão de mundo, que serve para descrever e enfrentar situações novas.
III- a aprendizagem significativa processa-se quando um novo conteúdo relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela.
IV- a aprendizagem mecânica é aquela que nos fornece os signos e instrumentos que permitem pensar o mundo à nossa volta.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Fonte: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia.13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva,2004.368 p. ISBN: 8502029002.
Diante disso, analise as assertivas a seguir.
I- a aprendizagem mecânica refere-se à aprendizagem de novas informações, com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva.
II- a aprendizagem mecânica é aquela com significado de visão de mundo, que serve para descrever e enfrentar situações novas.
III- a aprendizagem significativa processa-se quando um novo conteúdo relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela.
IV- a aprendizagem mecânica é aquela que nos fornece os signos e instrumentos que permitem pensar o mundo à nossa volta.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Concurso:
Prefeitura de Presidente Kubitschek - MG
Disciplina:
Psicologia
A Psicologia da Educação, por ter natureza e origem híbridas, gera divergências entre seus estudos quanto às considerações sobre sua autonomia epistemológica. Segundo Coll (2000), existem duas correntes ou posicionamentos, nitidamente contrastantes a esse respeito:
Fonte: COLL, C; PALACIOS, J. & MARCHESI, A. (ORG.). Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Da Educação, Volume 2. Artes Médicas, Porto Alegre: 1996.
A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir:
I- A Psicologia da Educação é empregada para designar o corpo de princípios e explicações alcançados pela Psicologia, como a Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento.
II- A Psicologia da Educação é entendida como uma disciplina sem autonomia científica e didática.
III- A Psicologia da Educação é uma “disciplina-ponte” entre várias ciências, caracterizando-se como uma disciplina de natureza aplicada.
IV- A Psicologia da Educação é uma especialização dentro da Pedagogia e/ou Psicologia, que trata dos distúrbios de aprendizagem.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Fonte: COLL, C; PALACIOS, J. & MARCHESI, A. (ORG.). Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Da Educação, Volume 2. Artes Médicas, Porto Alegre: 1996.
A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir:
I- A Psicologia da Educação é empregada para designar o corpo de princípios e explicações alcançados pela Psicologia, como a Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento.
II- A Psicologia da Educação é entendida como uma disciplina sem autonomia científica e didática.
III- A Psicologia da Educação é uma “disciplina-ponte” entre várias ciências, caracterizando-se como uma disciplina de natureza aplicada.
IV- A Psicologia da Educação é uma especialização dentro da Pedagogia e/ou Psicologia, que trata dos distúrbios de aprendizagem.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Concurso:
Prefeitura de São José de Piranhas - PB
Disciplina:
Psicologia
A neuropsicologia na área de aprendizado e memória tem uma complexidade, mas ao mesmo tempo uma importância nas suas funções neurais. A complexidade da memória diz respeito ao envolvimento de diversos processos de recepção, arquivamento e recordação de informações. Trata-se de uma função multifacetada, envolvendo diversos mecanismos neurais e de fundamental importância para o funcionamento do indivíduo. A capacidade individual de aquirir, reter e resgatar informações de forma consciente permite, teoricamente, utilizar as experiências anteriores como dados para a tomada de decisões. Conforme o indivíduo é novamente submetido a situações similares àquelas já vivenciadas, ele se torna capaz de reconhecer padrões e ter comportamentos coerentes com suas experiências. A partir do fragmento acima, quais são as caraterísticas da memória de longo prazo?
Concurso:
Prefeitura de São José de Piranhas - PB
Disciplina:
Psicologia
Para Vygotsky, o desenvolvimento do pensamento compreende uma etapa na qual a criança forma amontoados de objetos sem nenhuma relação factual ou concreta. Os objetivos se aproximam de um significado comum não por força de seu próprio traço, mas pela semelhança que entre eles se estabelece nas impressões da criança, tal estágio é denominado de pensamento.