Filtrar


Questões por página:
Segundo Payá (2017), para uma avaliação e uma compreensão de potencialidades de famílias com problemas de abuso e dependência de substâncias, torna-se necessário um modelo de intervenção, de diagnóstico. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) levando em consideração a autora citada.

( ) O diagnóstico de dependência é recebido como algo impossível de ser desconstruído.
( ) No decorrer do curso de vida familiar, os outros membros não podem atuar como protagonistas, como sinalizadores do que não vai bem.
( ) O uso indevido de drogas pode ser concebido como um sintoma ou uma expressão de crise, demonstrando, por exemplo, que o problema de o comportamento de um adolescente representar uma função dentro do sistema familiar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
São dois fenômenos modernos referentes às formas contemporâneas de sofrimento e adoecimento psíquicos, os quais têm se configurado como a demanda avassaladora dirigidas ao CAPS, e ao mesmo tempo, como o grande desafio ético do saber e da técnica no campo da Saúde Mental. (LEMOS,2015: 175).
Sobre as Residências Terapêuticas, marque a alternativa VERDADEIRA.
No contexto hospitalar, onde o risco de vida e a possibilidade da morte estão sempre presentes, o profissional da Psicologia pode facilitar e/ou favorecer a escuta e a elaboração das questões vivenciadas pelos pacientes e a isto se pode denominar promoção de saúde e de qualidade de vida. Neste sentido, sobre a Psicologia Hospitalar, aponte a alternativa INCORRETA:
No Brasil, as instituições de saúde constituem um novo campo de atuação para os psicólogos. O crescente interesse pela atuação nessa área específica surge da necessidade de entender e pensar o processo saúde/doença numa dimensão psicossocial e de compreender e intervir sobre os contextos do indivíduo ou grupos, expostos a diferentes doenças e condições de saúde impróprias. Sobre a Psicologia da Saúde, podemos afirmar que: